“1º encontro SENAI Fashion Lab” reúne alunos do curso de Estilista e profissionais do mercado

7/12/2017   12h11

 

O “1º encontro SENAI Fashion Lab” foi realizado nesta quarta-feira (06) à noite, no auditório do SENAI Clóvis Motta. Promovido pelos alunos do 9º curso de Estilista, o evento contou com as participações da designer de moda e empresária Priscylla Cavalcanti, do Ateliê Priscylla Cavalcanti, da coordenadora do setor de estilo da Guararapes/Riachuelo Natal, Samanta Giampo, e de Dinedson Fonseca e Vanessa Nóbrega, representantes do RN no SENAI Brasil Fashion 2017 (Confira Galeria de Fotos no Final).

 

A proposta do evento foi convidar pessoas que estão no mercado para relatarem suas experiências, aproximando mercado e academia e também falarem sobre como está o mercado da moda em Natal atualmente. Na entrada do auditório, foi montado um bazar.

 

Priscylla Cavalcanti exibiu um vídeo contando suas trajetórias acadêmica e profissional, que culminou com a criação do seu ateliê, voltado para confecção de roupas sob medida. Ela deu dicas valiosas para os alunos que quiserem empreender no setor. Uma delas é que toda marca tem de ter uma identidade. Isso representa um diferencial de peso num mercado altamente competitivo e diversificado. Ela também ressaltou a importância do conhecimento para se chegar ao sucesso como empreendedor. “Muita gente se engana achando que a moda é só inspiração, mas é necessário estudo, sempre se renovar e inovar, precisa buscar conhecimento e base para fazer a diferença”.

 

“Vim contar um pouco da minha experiência, como a indústria vem acompanhando a moda nesses últimos anos, relembrando como começou esse processo”, disse Samanta Giampo. A coordenadora do setor de estilo da Guararapes/Riachuelo Natal, diz que atualmente as pessoas saem mais preparadas das escolas, mas ainda falta uma maior integração entre as instituições de ensino e à indústria. “Até mesmo para dar abertura para as pessoas entenderem como funciona o processo, as parcerias, investimentos, ainda tem uma lacuna grande, mas estamos caminhando para superar isso”.

 

O curso de Estilista, iniciado em maio último, tem duração de dez meses com 520h/aula. O objetivo é qualificar o aluno para a criação e desenvolvimento de coleções de moda, adequando aos tecidos e outros materiais os recursos tecnológicos disponíveis, e ao mercado da moda. O diretor do SENAI Clóvis Motta, Genildo Peixoto, disse que em breve serão abertas as matrículas para uma nova turma do curso, que iniciará entre março e abril do próximo ano.