9 destaques do Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria

29/06/2017   16h00

A diretora de Inovação da CNI, Gianna Sagazio, ressaltou a importância do Congresso para mobilizar empresas a inovarem. “A inovação é fundamental para o fortalecimento da indústria e o desenvolvimento do nosso país. Convido todos para o 8º Congresso de Inovação, que será realizado em 2019. Esperamos de fato contribuir com o país para sermos uma nação mais inovadora”, afirmou, durante o encerramento do Congresso. Veja 9 fotos do que foi exposto e apresentado no Congresso:

1. Palestras e debates
O Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria reuniu personalidades e autoridades do tema inovação, como Peter Diamandis, presidente da Singularity University; Henrique Malvar, cientista-chefe da Microsoft; Lisa Gallo, vice-presidente global de Pesquisa da Avon; Colin Parris, vice-presidente da GE; Deborah Wince Smith, presidente do Conselho de Competitividade dos Estados Unidos; entre outros.

Peter Diamandis foi um dos palestrantes

2. Flatfish

Primeiro robô autônomo desenvolvido no Brasil, o Flatfish será utilizado para inspeção visual em 3D de alta resolução no mar. Desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), na unidade do CIMATEC, na Bahia, em parceria com a Shell e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), o equipamento será uma importante ferramenta na exploração de óleo e gás em águas profundas, com redução de custos de operação, garantindo maior segurança operacional e ao meio ambiente. O FlatFish fica em uma estação submarina, eliminando a necessidade de barcos de apoio e atua de forma autônoma, sem a necessidade de comando manual. O projeto contou o apoio da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

O Flatfish é o primeiro robô autônomo desenvolvido no Brasil

3. Animais da Festo
Protótipos desenvolvidos pela empresa alemã Festo chamaram a atenção do público ao simular animais como um pássaro, que saiu voando pelo local do evento; uma água viva, que voa movimentando os tentáculos de forma sincronizada e um pinguim, que também sobrevoou o espaço a cada hora. Os chamados Bionics trazem uma nova realidade para dentro da indústria e têm a utilidade de aumentar a produtividade nas linhas de produção.

Os Bionics chamaram atenção do público no Congresso

4. Robô NAO
O NAO é um robô humanoide capaz de interagir, cantar, dançar, andar e conversar. Produzido na França, é considerado um dos mais avançados robôs da atualidade. No espaço do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) na área de ecossistemas da inovação do Congresso, o robô, falando, dava informações para o público sobre programas do IEL, como o Inova Talentos, Gestão da Inovação, Lean Office. O NAO, que significa cérebro em chinês, reconhece falas, cores e aceita comando de vozes.

O robô NAO reconhece falas, cores e aceita comando de vozes

5. 22 casos de inovação
O público pôde conhecer por meio de telões as histórias de 22 empresas de diversos portes e áreas de atuação apresentadas no Congresso, que ilustram com traços fortes a importância estratégica da inovação para a indústria nacional. Essas experiências de sucesso compõem o livro 22 Casos de Inovação, com cases de sucesso de 11 empresas de pequeno e médio porte e 11 grandes empresas.

Empresas apresentaram seus projetos inovadores

6. Fusion Hybrid
Primeiro veículo “full-hybrid” lançado no Brasil. A bordo do carro e por meio de um óculos de realidade virtual, os participantes do Congresso experimentaram os recursos semiautônomos e de conectividade do sedã da Ford. O veículo recupera 94% da energia que consome, principalmente por meio da frenagem.

O Fusion Hybrid recupera 94% da energia que consome

7. Sistema de ergonomia do SESI
O Serviço Social da indústria (SESI) apresentou em seu espaço informações sobre os oito centros de inovação do SESI. Os sistemas de higiene ocupacional e ergonomia foram mostrados na prática para o público do Congresso. Esse último chamou a atenção por capturar os movimentos humanos, por meio de 17 sensores espalhados pelo corpo. Os dados são usados para a identificação de possíveis fatores de risco, como lesões nos trabalhadores da indústria.

O Fusion Hybrid recupera 94% da energia que consome

8. Batom matte e ultramatte
A Avon apresentou o processo de produção de batons feitos com produtos de efeito mate, que tiram o brilho sem a necessidade do uso de agentes “mateficantes”. A inovação do produto levou conforto e durabilidade ao consumidor. O batom é processado em tijolos de 25 kg, cortado em pedaços e moldado em alumínio com cavidade de silicone. A Avon produz entre 22 e 60 unidades por minuto do produto.

9. Meeting de RH do Fórum IEL Profissionais Inovadores
O IEL reuniu 46 gestores de recursos humanos de grandes empresas para debater o futuro do talento e as carreiras inovadoras. O consenso é de que os gestores de RH e empresários terão que mudar a forma de abordagem em relação à nova geração, hoje muito mais tecnológica que os jovens de uma ou duas décadas atrás.