Amaro Sales reitera protagonismo da FIERN em defesa da indústria

14/09/2017   19h48

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte realizou em Mossoró, nesta quinta-feira, 14, no Instituto SENAI de Inovação, sua reunião mensal de Conselheiros e Diretores. A reunião na cidade nesse período, que coincide com a Ficro, já é uma tradição desta gestão do Sistema FIERN, que busca com isso, valorizar o setor industrial da região.

Durante a reunião, o presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, enfatizou a necessidade de divulgação da reforma trabalhista, que começa a vigorar em 11 de novembro. “O evento de amanhã – seminário sobre Modernização das Leis Trabalhistas – é um esforço concentrado das instituições para divulgar a importância da reforma. É importante que os sindicatos tragam os seus associados para começar a incorporar as mudanças”, disse.

Amaro Sales destacou ainda que apesar da crise, o Sistema FIERN não diminuiu seu ritmo de trabalho e tem marcado presença em todo o estado, sempre procurando levar serviços e produtos às empresas potiguares. “Temos levado ações e projetos a 167 municípios, mesmo com todas as dificuldades”, disse.

Para o industrial, que também preside o Conselho da Micro e Pequena Empresa (COMPEM-CNI) e a Associação Nordeste Forte, que reúne os presidentes de Federações de Indústria do Nordeste, o pior já ficou para trás. “A economia já está mostrando sinais de ressurgimento”, avaliou.

Ele também fez referências às novas demandas que estão surgindo, com a fiscalização sobre a logística reversa, e as mudanças nos órgãos fiscalizadores. “A Federação tem que estar atenta a todas as demandas”, disse Amaro Sales.

O diretor primeiro tesoureiro da FIERN, Roberto Serquiz, abordou a questão da logística reversa. Ele alertou que as leis não estavam sendo implementadas, mas que agora são formas que o Estado encontrou para obter tributos, entre elas o “ICMS Sobre o Frete” e o “Cadastro Técnico”. “Tinha muita coisa que estava adormecida e agora está surgindo para complementar a tributação”, explicou.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Flávio Azevedo, participou da reunião. Ele abordou as recentes atuações do Ministério Público do Trabalho no setor têxtil e de pesca do estado. “A ação contra a Guararapes pede o pagamento de R$ 38 milhões por conta de assédio moral, não são dívidas”, afirmou. Para Flávio Azevedo, esta atitude é um golpe na economia do Estado.

“Temos que mostrar que ninguém é refém do Ministério Público do Trabalho”, destacou o presidente do Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem (SIFT), João Lima.

Amaro finalizou destacando a importância do Sistema FIERN em defesa dos interesses da indústria. “A FIERN vai assumir este protagonismo. Sabemos que não será fácil, mas esta briga é nossa”.

O presidente da FIERN convidou ainda os associados para participar do seminário Motores do Desenvolvimento, que acontece nesta segunda-feira (18), no Holiday Inn Natal Hotel, com o tema “A participação do Estado na Economia: Como o Equilíbrio Fiscal Público Influencia o Mercado”. E, também, para o RoadShow “Investimento e Desenvolvimento do Nordeste”, no dia 29 de setembro, às 11h, que acontece na Casa da Indústria.

Durante a reunião o presidente da FIERN, Amaro Sales, e o presidente do Sinduscon Mossoró, Sérgio Freire, assinaram convênio de cooperação, pelo qual a Unidade Operacional do Serviço Social da Indústria (SESI-RN), em Mossoró, oferecerá serviços aos filiados do Sindicato e seus dependentes.