Artigo/Presidente da FIERN: Nova escola. Mais esperanças

11/12/2017   11h34

Amaro Sales de Araújo, industrial, Presidente da FIERN e do COMPEM/CNI.

No próximo dia 15 de dezembro, com a permissão de Deus e a ajuda de muitos, vamos celebrar a inauguração do Centro de Educação e Tecnologias do SENAI e da Unidade Operacional SESI de Educação no município de São Gonçalo do Amarante, bem próximo ao limite territorial com Natal, na pujante Zona Norte da capital.

Inaugurar um centro de ensino é uma das grandes alegrias que o Sistema FIERN cultiva, em especial, o projeto que se apresentará concluído a partir da próxima semana. Tudo começou com a aquisição do imóvel, que antes abrigou o Jornal “Diário de Natal”, no ano de 2012, sob a coordenação de Flávio Azevedo, então Presidente da FIERN. A partir de então, além da burocracia própria da compra e da transmissão da propriedade, o Sistema FIERN dedicou-se a construir os projetos e a articular os recursos financeiros, contando com o apoio sempre decisivo do Presidente Robson Braga, da Confederação Nacional da Indústria.

Depois de um percurso burocrático e de articulação, a obra – de adequação e ampliação do imóvel – foi iniciada em julho de 2016. O local abrigará dois serviços principais: um Centro SENAI e uma Unidade Operacional SESI de Educação. O SESI terá o ensino médio (EBEP) para, aproximadamente, 125 alunos. O SENAI disponibilizará cursos diversos, apoiado, particularmente, em laboratórios especializados (marcenaria/carpintaria, instalações hidráulicas, elétricas, edificações/revestimentos, simuladores de máquinas pesadas, informática, materiais, desenho técnico, além de um outro equipamento para análises e prestação de serviços tecnológicos para o setor cerâmico).

O Centro conta ainda com biblioteca, área de convivência, outros equipamentos próprios de uma unidade de ensino, além de uma edificação de inovação e transferência de conhecimento e tecnologia, fruto de um Termo de Parceria com a Alemanha, a “Passive House” (Casa Passiva), cujo objetivo é implementar um modelo de edificação ecologicamente e tecnicamente sustentável.

Se a inauguração de uma Escola já é razão de celebração, maior contentamento há quando o Centro de Educação consegue unir ensino regular e profissional, adicionados à pesquisa e inovação. A educação integrada é uma das mais razoáveis apostas na atualidade. Tudo em uma única Unidade, com a marca e a qualidade do Sistema Indústria, que reúne instituições de credibilidade e de excelente acervo técnico.

Plantar sementes de educação, certamente, nos proporcionará uma coleta de bons frutos adiante. O Centro SENAI e a Unidade SESI de Educação serão determinantes para melhorar a vida de muitos potiguares, sobretudo, de São Gonçalo do Amarante e de Natal. Uma nova escola para despertar – em todos nós – novas esperanças que o futuro será melhor.

 

Publicado na Tribuna do Norte (10.12.2017)