Associação Nordeste Forte realiza roadshow nesta sexta, 29, na Casa da Indústria

28/09/2017   10h12

Superintendente da Sudene, Marcelo Neves

Os projetos, os programas, os recursos e os desafios para o crescimento sustentável da região Nordeste estarão em discussão e em análise, durante o “Roadshow Investimento e Desenvolvimento do Nordeste”, na manhã desta sexta-feira, 29, na Casa da Indústria, sede do Sistema FIERN. Promovido pela Associação Nordeste Forte e pela SUDENE, o evento tem como objetivo discutir as iniciativas que podem contribuir para superar os entraves à retomada da atividade econômica e para incrementar a economia regional.
A programação começará às 8h30, com o credenciamento dos participantes. O presidente do Sistema FIERN e da Associação Nordeste Forte, Amaro Sales de Araújo, iniciará as palestras, do roadshow, às 9 horas. Em seguida, haverá a participação do superintendente da SUDENE, Marcelo Neves. Nos pronunciamentos de abertura haverá, às 9h20, a palavra da consultora Suzana Peixoto, da Confederação Nacional das Indústria.

Suzana Peixoto, da CNI

Os instrumentos e as ações da SUDENE serão apresentados a partir das 9h30, quando representantes das instituições vão falar sobre o Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) e sobre os incentivos e benefícios fiscais que são concedidos para estimular o investimento na região.

O Banco do Nordeste do Brasil também fará uma apresentação sobre como operacionaliza o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). Os representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Desenvolvimento (Apex) farão suas exposições sobre programas e projetos para a região a partir das 11h10. Antes do encerramento, os participantes poderão fazer perguntas aos interlocutores das entidades e instituições.

O roadshow sobre desenvolvimento regional desta sexta-feira, na FIERN, dá sequência à série de encontros promovidos pela Associação Nordeste Forte e pela SUDENE em várias Federações de Indústria do Nordeste. Durante esses eventos, são levadas informações aos empresários sobre a atuação da SUDENE e dos demais órgãos que trabalham para promover a retomada do crescimento da região, com palestras e discussões focadas nos instrumentos capazes de atrair projetos que impulsionem o desenvolvimento, ampliando a geração de emprego e renda. Representantes do governo estadual, presidentes de Federações da Indústria de todos os Estados da região, dirigentes sindicais e empresários são convidados para o encontro.
O “Roadshow Investimento e Desenvolvimento do Nordeste” é uma das ações oriundas de um acordo de cooperação entre a SUDENE e a Associação Nordeste Forte. A parceria promove o acesso das empresas, especialmente as micro, pequenas e médias, aos instrumentos disponibilizados pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste. A ideia é fazer com que a aproximação entre as duas instituições proporcione a formatação de novos produtos ou programas, o aperfeiçoamento dos que estão em execução e ajude a construir as diretrizes e prioridades do FDNE.

Fundada há um ano, a “Nordeste Forte” é formada pelas nove Federações das Indústrias da Região Nordeste e tem como presidente Amaro Sales (FIERN) e, como vice-presidentes, os presidentes das demais Federações dos Estados de Pernambuco, Ricardo Essinger (FIEPE); Ceará, Beto Studart (FIEC); Alagoas, José Carlos Lyra de Andrada (FIEA); Paraíba, Francisco Gadelha (PB); Maranhão, Edilson Baldez das Neves (FIEMA); Bahia, Antonio Ricardo Alvarez Alban (FIEBA); Piauí, Antônio José de Moraes Souza Filho (FIEPI); e Sergipe, Eduardo Prado de Oliveira (SE).