Atividade da construção civil do RN continuou reduzindo perdas em maio

27/06/2017   17h01

A “Sondagem Indústria da Construção do Rio Grande do Norte”, elaborada pela FIERN, sinaliza que a atividade do setor permaneceu contraída em maio, embora em menor intensidade, repetindo o comportamento assinalado em abril. Mesmo apontando declínio, o indicador de nível de atividade, que atingiu 48,8 pontos, foi o maior desde janeiro de 2014 quando alcançou 49,2 pontos. (Valores abaixo de 50 pontos indicam queda na atividade).

 

Por sua vez, o nível de atividade efetivo ficou abaixo do padrão usual para o período, comportamento que se repete de forma contínua desde fevereiro de 2013. Acompanhando o recuo da atividade, o número de empregados também apresentou queda moderada.

 

Registre-se, no entanto, que a tendência de baixa no emprego do setor vem sendo observada desde outubro de 2013. O nível médio de Utilização da Capacidade de Operação (UCO) recuou de 44% para 41%. Apesar do indicador do nível de atividade vir caindo com menor força há dois meses seguidos, as expectativas dos empresários potiguares em relação aos próximos seis meses tornaram-se mais pessimistas em todos os aspectos avaliados a saber: nível de atividade, compras de insumos e matéria-prima, novos empreendimentos e serviços e número de empregados e a intenção de investir.

 

 

Comparando-se os indicadores avaliados pela Sondagem Indústria da Construção potiguar com os resultados divulgados dia 27/06 pela CNI para o conjunto do Brasil, observa-se que, de um modo geral, as avaliações convergiram, com a diferença de que os empresários nacionais apresentaram expectativas menos pessimistas em relação aos próximos seis meses.

 

CONFIRA A SONDAGEM NA ÍNTEGRA