Atleta do SESI se torna primeira campeã mundial do Brasil

28/07/2017   16h15

 

Mais uma vez fazendo história. Depois de se tornar a primeira brasileira a ir ao pódio em um mundial júnior, a primeira medalhista e campeã em um mundial de piscina curta, garantir o primeiro ouro feminino da história do país em Jogos Pan-Americanos e ficar com vice no último mundial de piscina longa, Etiene Medeiros, atleta do Serviço Social da Indústria (SESI) de São Paulo voltou a brilhar e quebrar barreiras.

 

Nesta quinta-feira (27), a pernambucana cravou mais um título em sua carreira. Com o tempo de 27s14, Etiene se tornou campeã dos 50m costas do Campeonato Mundial de esportes aquáticos, que está sendo disputado em Budapeste, na Hungria. E, além do ouro, e de ouvir o hino do Brasil durante a premiação, a conquista a colocou mais uma vez como a primeira mulher brasileira a atingir um feito.

 

“Que prova! Acho que tive várias pessoas ao meu lado para essa prova. Foi uma temporada diferente, estava relaxada desde o início do ano. Fiquei um pouco nervosa na hora, mas foi engraçado, todas as nadadoras me desejavam boa sorte. Estou muito feliz. Foi por pouco, a chinesa é uma ótima adversária. Mas eu só tenho a agradecer”, comentou a nadadora em entrevista ao Sportv assim que saiu da água.

 

Após ficar bem próxima do recorde mundial, a Etiene passou pelas semifinais nos 50m costas com o melhor tempo da prova, 27s18, apenas um centésimo na frente da chinesa Yanghui Fu e ainda estabeleceu uma nova marca para sua vida. além da vaga na final, a nadadora do SESI de São Paulo conseguiu sua melhor marca pessoal (até então era 27s26), estabeleceu um novo recorde brasileiro e sul-americano, novo recorde das américas e terceira melhor marca da história.

 

Na final, em mais um duelo apertado com a chinesa Fu Yuanhui, a mesma que ficou com o ouro por 15 centésimos em 2015, Etiene voltou a brilhar, deu a volta por cima e ficou à frente por apenas um centésimo, quebrando mais uma vez os recordes estabelecidos no dia anterior. Aliaksandra Herasimenia, de Belarus, ficou com o bronze (27s23).