CDL Jovem de Natal procura a FIERN para parcerias em prol dos empreendedores potiguares

29/11/2017   16h35

O presidente do Sistema FIERN e do COMPEM/CNI, Amaro Sales de Araújo, recebeu nesta quarta-feira, 29, em seu Gabinete, na Casa da Indústria, a visita da presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem Natal), Maria Luiza Fontes, acompanhada do Diretor Amaro Alexandre Sales. O superintendente de Estratégias e Articulação da FIERN, Hélder Maranhão, também participou da reunião.

O objetivo da visita foi apresentar a agenda de trabalho da nova Diretoria da CDL Jovem, que tomou posse em outubro último; estreitar os laços institucionais e propor parcerias. “Estamos chegando para somar”, disse Maria Luiza Fontes, que propôs ao presidente Amaro Sales parcerias, sobretudo na área de capacitação, voltada para o empreendedorismo.

Amaro Sales foi receptivo e disse que diante da necessidade de racionalizar o uso de recursos, que são escassos, as parcerias entre as instituições privadas e públicas é uma das melhores saídas. Ele colocou o Sistema FIERN à disposição para realização de uma agenda de trabalho comum.

Maria Luiza Fontes disse que a aproximação entre uma CDL Jovem e uma Federação de Indústria é inédita no país. “É imperiosa essa integração”, afirmou a empresária, que também fez referência à criação no estado de um “ecossistema empreendedor”.

Durante o encontro, ela informou que Natal ficou na 23ª posição no “Índice de Cidades Empreendedoras” – ICE 2017, elaborado pela Endeavor, e divulgado esta semana. Nos sete indicadores avaliados para a pesquisa (ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso à capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora) o melhor resultado alcançado por Natal foi em “cultura empreendedora”. São Paulo ficou em primeiro lugar e Manaus em último no ICE 2017 (Confira o ICE).

Os diretores da CDL Jovem convidaram o presidente da FIERN para participar da palestra “Como obter lucratividade com a reforma trabalhista”, que será ministrada por Monalissa Alvez, André Adolfo e Rodrigo de Souza Camargos, no dia 5 de dezembro próximo, na sede da CDL Natal.

O que é Ecossistema Empreendedor

É o ambiente, formado pelos mais diversos stakeholders (público ou grupo estratégico) do empreendedorismo, no qual há interconexão, extinção de hierarquia (equilíbrio) e dinamismo. Aqui, iniciativas de apoio ao empreendedorismo são tomadas, necessariamente, em rede. O conceito não empresta o termo da Biologia à toa: parte-se do pressuposto de que, assim como acontece entre as espécies, no empreendedorismo também precisa-se do outro para sobreviver. O meio ambiente do Ecossistema Empreendedor é composto por empresas, governo, instituições de pesquisa e ensino, incubadoras, aceleradoras, associações de classe e prestadores de serviço e, claro, empreendedores.