CIN/FIERN divulga pesquisa sobre modais e locais de embarque das exportações do RN

9/02/2018   11h26

 

Pesquisa realizada pelo Centro Internacional de Negócios da FIERN mostra que no ano passado 87 % do valor das exportações do RN foi escoado por via marítima. O Porto de Natal foi responsável por 39,2% do valor total das cargas exportadas pelas empresas do RN por esse modal.

 

Pelos portos cearenses, principalmente o de Pecém, foram embarcadas 32,5% das cargas marítimas do Rio Grande d Norte em 2017. Em toneladas embarcadas, o Porto Ilha, em Areia Branca, se destaca pelo grande volume de sal exportado.

 

De acordo com o levantamento do CIN/FIERN, as frutas, principalmente melões, foram responsáveis pela maior parte da carga embarcada em Natal. O crescimento no valor de mercadorias exportadas pelo Porto de Natal foi de 63% em relação a 2016, que foi de US$ 63,6 milhões.

 

Pelo modal aéreo foi embarcado 9,5% do total das exportações do RN. O aeroporto de São Paulo (Guarulhos) apareça com destaque como ponto de saída (44,3% do modal), devido à grande oferta de linhas aéreas para os mercados de destino que de lá partem.

 

“É importante observar que a maior parte dessa carga é embarcada em voos domésticos no aeroporto de São Gonçalo do Amarante para conexão em São Paulo ou em outros aeroportos do Brasil”, explica o Gerente do Centro Internacional de Negócios, Luiz Henrique Guedes.

 

Esta e outras estatísticas do comércio exterior do RN disponíveis para download e consultas.