Colaborador do SENAI-RN ganha prêmio nacional e fará capacitação no Japão

9/10/2017   05h00

O consultor Mozart Dantas Bezerra estará no Japão, em janeiro, para um período de cursos e visitas técnicas a unidades industriais. Colaborador do SENAI-RN, ele foi contemplado com essa capacitação ao receber um prêmio do SENAI Nacional, no qual estiveram em avaliação os profissionais que atuaram, nos Estados, na execução do programa Brasil Mais Produtivo, desenvolvido pelo Governo Federal, em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.

O Brasil Mais Produtivo é realizado desde 2016 em todo o Brasil. Tem como foco o aumento de, pelo menos, 20% da produtividade das empresas participantes. Para isso, oferece consultoria especializada as indústrias de pequeno e médio portes (de 11 a 200 funcionários). O Empresário avalia com o consultor a melhor família de produtos e em seguida escolhe a linha de produtos para se aplicar a metodologia Lean Manufacturing, com o objetivo de reduzir os oito tipos de desperdícios mais comuns que ocorrem durante o processo produtivo. Ao todo, três mil empresas, em todos os Estados receberão a consultoria.

Para incentivar o empenho dos consultores neste programa, o SENAI Nacional criou uma competição, no qual, o prêmio garante ao vencedor, Mozart Dantas, um período no Japão, país onde foi concebido a metodologia em “Lean Manufacturing”, usado no Brasil Mais Produtivo para ampliar a competitividade das empresas.
“O SENAI fez essa saudável disputa entre os Departamentos Regionais, chamada de ‘Iron’, em referência ao ‘Ironman’, uma modalidade de triathlon de longas distâncias, na qual os competidores passam por três competições esportivas: natação, ciclismo e corrida.

No caso do “Iron” que envolveu toda a equipe do SENAI com atuação no programa Brasil MaisProdutivo, o objetivo era realizar a contratação da meta de consultorias para o Estado e finalizá-las, entregando a maior quantidade de relatórios das consultorias às instituições parceiras no tempo devido. Mozart Dantas foi, então, o consultor vencedor, da sua categoria nesta premiação.

O resultado se deu em função do desempenho nas consultorias feitas junto a 40 empresas, do Rio Grande do Norte, que estavam no Brasil Mais Produtivo. “Este prêmio culminou de cada fase que estava [sendo avaliada]”, disse Mozart.

A programação de janeiro, no Japão, assegurada pela premiação, será com a intermédio da Agencia de Cooperação Internacional do Japão (Jica). Mozart afirma que essa experiência vai somar à sua atuação de consultor não só na área de alimentos, como nas demais áreas. Ele integra o quadro do SENAI desde 2014, mas já vinha desenvolvendo consultoria com a instituição desde 2009.

Na primeira meta do programa Brasil Mais Produtivo foram contemplados no RN os setores os de alimentos e bebidas e de vestuário. A perspectiva é de que o projeto tenha continuidade. A consultoria é dividida em quatro fases, a primeira na qual se faz um diagnóstico, com uma ferramenta denominada Mapa do Fluxo de Valor; depois vem o período de “intervenção”; em seguida o de acompanhamento e a medição dos resultados, na etapa final.

“O desafio mais comum e, ao mesmo tempo, um dos principais objetivos do programa é a mudança de comportamento e de mentalidade [nas empresas]”, diz Mozart. Com a capacitação que fará no Japão, ele está confiante de que poderá contribuir ainda para essas mudanças.