Como o SESI promove melhorias para a saúde, segurança e qualidade de vida do trabalhador?

4/07/2017   09h52

Se a sua empresa quer reduzir custos, melhorar a saúde e a qualidade de vida dos trabalhadores e aumentar a produtividade e competitividade, é hora de procurar o Serviço Social da Indústria (SESI). A instituição leva às empresas soluções integradas e customizadas que vão de assessoria em gestão de segurança e saúde no trabalho e promoção da saúde, serviços especializados e educação continuada em SST e promoção da saúde a soluções setoriais e desenvolvimento de inovações para a indústria nessas áreas. Confira cada uma das soluções:

1. Centros de Inovação SESI
O SESI possui oito Centros de Inovação, que são voltados a desenvolver pesquisa aplicada e soluções para que sejam replicadas em escala nacional. O objetivo é ampliar o acesso de empresas e trabalhadores a tecnologias e tendências mais avançadas no Brasil em SST e promoção da saúde. Os trabalhos desenvolvidos nessas unidades tratam de temas estratégicos para a indústria brasileira: prevenção da incapacidade, na Bahia; economia para a saúde e segurança, no Ceará; ergonomia, em Minas Gerais; sistemas de gestão em SST, no Mato Grosso do Sul; longevidade e produtividade, no Paraná; higiene ocupacional, no Rio de Janeiro; fatores psicossociais, no Rio Grande do Sul; e tecnologias para saúde, em Santa Catarina. Para mais informações sobre os Centros de Inovação em Segurança e Saúde no Trabalho, entre em contato pelo e-mail inovacaosesi@cni.org.br. Ainda nesta semana a Agência CNI de Notícias vai publicar uma reportagem completa sobre o assunto.

2. Serviços especializados em segurança e saúde no trabalho
O SESI tem programas que apoiam empresas a atenderem as normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho de forma integrada com as exigências do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Entre os serviços oferecidos pelo SESI, estão: Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), Programa de Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção (PCMAT), Análise Ergonômica da Atividade, Gestão de Máquinas e Equipamentos (NR-12), avaliações de higiene ocupacional, laudos de periculosidade, insalubridade e Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho, assessoria para criação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), diagnóstico de prevenção contra quedas, inspeções de segurança, planos de emergência, consultas e exames ocupacionais.

3. Serviços para promoção da saúde
Os serviços para promoção da saúde têm o objetivo de prevenir as doenças não-transmissíveis, como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, e reduzir os fatores de risco psicossociais entre os trabalhadores da indústria. A partir de soluções adequadas a cada ambiente laboral, o SESI busca diminuir as faltas ao trabalho e aumentar a produtividade dos trabalhadores. Entre as iniciativas, estão a promoção da atividade física e esportiva, atendimento odontológico, programas para redução dos fatores psicossociais, ações para alimentação saudável, consultas por especialidades médicas, vacinas e gestão da reabilitação.

4. Gestão de segurança e saúde no trabalho e promoção da saúde
O SESI oferece soluções integradas que inserem a segurança e saúde no trabalho e a promoção da saúde no planejamento estratégico da indústria. Entre os serviços ofertados estão gestão da informação de segurança e saúde no trabalho para atender ao Fator Acidentário de Prevenção (FAP) e ao Nexo Técnico Epidemiológico (NTEP), gestão do absenteísmo e epidemiologia, consultoria na implantação de normas de segurança e saúde no trabalho, gestão de fatores psicossociais e Programa de Alimentação Saudável.

5. Educação continuada em segurança e saúde no trabalho e promoção da saúde
Os cursos de educação continuada em segurança e saúde no trabalho e promoção da saúde contribuem para complementar e dar mais efetividade aos demais serviços ofertados pelo SESI na área. As capacitações podem ser oferecidas presencialmente, nas unidades do SESI ou dentro das empresas, ou na modalidade de educação a distância. O SESI desenvolve programas educativos a gestores, a profissionais de segurança e saúde no trabalho e de promoção da saúde e a trabalhadores da indústria.

6. Soluções setoriais ou para a cadeia de fornecedores
O SESI desenvolve soluções customizadas em segurança e saúde no trabalho e promoção da saúde para setores produtivos, grupo de fornecedores de grandes empresas, polos industriais e arranjos produtivos locais. Entre as iniciativas, está o desenvolvimento de série de vídeos sobre segurança e saúde no trabalho para os setores de mineração, frigorífico e construção.

Por Maria José Rodrigues Da Agência CNI de Notícias