Seminário nesta sexta, 15, em Mossoró, abordará a modernização das leis trabalhistas

14/09/2017   07h25

As mudanças na legislação trabalhista que vão contribuir para um ambiente mais propício à geração de emprego e renda, e entrarão em vigor a partir de novembro, serão detalhadas em um seminário, nesta sexta-feira, dia 15 setembro, em Mossoró.

 

Com o tema “Modernização das Leis Trabalhistas – O que mudou? Por que mudou”, o evento terá palestra da consultora e especialista em relações do trabalho e Direito Constitucional, Sylvia Lorena de Teixeira Sousa, e do deputado federal Rogério Marinho, relator da reforma na Câmara.

 

O seminário em Mossoró — realizado pelas entidades representativas das empresas, FIERN, FECOMÉRCIO, FAERN, FETRONOR, SEBARE, FCL E FACERN — será a partir das 8 horas, no Hotel Garbos. A consultora que será palestrante no evento, Sylvia Lorena, é advogada, gerente de Relações do Trabalho da Confederação Nacional da Indústria e conselheira do Conselho de Administração da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

 

Durante o encontro, Sylvia e Rogério Marinho irão explicar como a nova lei promove a modernização das relações de trabalho, o que muda no cotidiano dos colaboradores e empregadores e como cria os novos cenários para as contratações. Sylvia Lorena e Rogério Marinho poderão, ainda, sanar dúvidas e responder a questionamentos sobre o tema.

 

O seminário integra uma série de eventos que as entidades representativas de setores produtivos do Estado promovem para levar essas informações às diversas regiões do Rio Grande do Norte. O primeiro sobre o tema ocorreu no dia 21 de agosto, no hotel Holliday Inn, em Natal, com mais de 1.200 participantes, que acompanharam a exposição de José Pastore, um dos principais especialistas em relações de trabalho e recursos humanos do país, e do deputado Rogério Marinho. No dia 01 de setembro foi realizado o segundo seminário, em Currais Novos, com palestras do advogado Marcelo de Barros Dantas, e do deputado federal Rogério Marinho, relator da reforma na Câmara.

 

No seminário realizado em Natal, Pastore e Rogério Marinho fizeram uma detalhada exposição sobre reforma trabalhista, suas implicações e desdobramentos. Ao abrir o seminário, o presidente da FIERN, Amaro Sales, defendeu as mudanças aprovadas e destacou que a reforma vai permitir a retomada do desenvolvimento e da geração de empregos.

 

Pastore afirmou, durante a palestra, que muitas questões que hoje dificultam as relações de trabalho serão resolvidas com a modernização de lei. Para ele, a reforma vai proporcionar segurança jurídica, trazer racionalização ao processo judicial nesta área, com liberdade e proteção para trabalhadores e empresas. Alguns dos pontos que o professor destacou são a regularização do trabalho remoto, a terceirização e a contratação intermitente.