Crise moral é maior problema do Brasil, diz comentarista político durante PDA/FIERN.

18/11/2017   14h08

 

O escritor e comentarista da Jovem Pan, Jornal da Cultura, Istoé e O Globo, Marco Antonio Villa, foi palestrante na manhã deste sábado, 18, na Casa da Indústria, durante a realização de evento do Programa de Desenvolvimento Associativo do Sistema FIERN (PDA), destinado aos presidentes de sindicatos filiados que abordou o tema ‘Liderar em um novo tempo’.

 

 

Villa fez uma exploração sobre a conjuntura econômico-política brasileira e abordou possíveis soluções. “O maior problema do Brasil é a crise moral, nós estamos vivendo a maior crise política que o país já enfrentou, e, ao contrário do que reza a lenda, a amoralidade que se presencia não vem dos tempos do império, ela data das últimas décadas, e tem solução”, afirmou.

 

Ele explicou que é na crise moral em que reside a questão central da crise político-institucional. “Esta é a cerne do problema. É fundamental sair da superfície dos acontecimentos e buscar as raízes estruturais da crise”.

 

As instituições criadas através da Constituição de 1988 estão em frangalhos. “Se, em tese, tinham qualidades, acabaram tomadas pelos estamentos que controlam a estrutura estatal na União e nas 27 unidades da Federação”, explicou.

 

A abertura do evento foi feita pelo Presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, que enfatizou a importância do PDA para todo o Sistema Indústria e particularmente no RN. “Temos melhorados nas ações, na qualificação dos industriais e na defesa de interesse. Esse programa que começou com Armando Monteiro e teve sua continuidade com Robson Andrade, nos permite avançar em nossos objetivos”, disse.

 

 

 

Na sequência o evento contou de apresentação de um panorama do Desenvolvimento Associativo no Sistema Indústria, pela consultora da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Camila Cavalcanti. Além da realizada da palestra “Inovação para vencer o cenário nacional: Como os sindicatos patronais podem mudar o jogo”, pelo Especialista em Gestão de Projetos do PDA, Leonardo Carraretto.

 

Na mesa o Presidente Amaro Sales, o Vice-Presidente Pedro Terceiro de Melo, o Diretor-tesoureiro Roberto Serquiz Elias, e o Diretor-secretário Heyder Dantas, acompanhados dos palestrantes. A imersão faz parte do Programa de Fortalecimento da Gestão sindical, e contou com presença dos presidentes de sindicatos, diretores, e gestores da Federação.