CTGAS-ER certifica mais 50 jovens pelo Programa Camarense Empreendedor

12/12/2017   15h32

O Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis certifica mais duas turmas, dentro do Programa Camarense  Empreendedorexecutado pela Prefeitura  Municipal de João Câmara, em parceria com o SENAI/CTGAS-ER, que visa  oferecer mão de obra qualificada e capacitar jovens daquela cidade, para o emergente  mercado das energias renováveis.

 

Nesta terça-feira, 12, concluíram o curso de “Instalações Elétricas e Fotovoltaicas”, 25 estudantes, enquanto que no sábado, dia 16, outros 25 alunos vão receber o certificado de conclusão do curso “Instalador de Sistemas Fotovoltaicos. A diretora Executiva, Cândida Amália Aragão elogiou a iniciativa da Prefeitura de João Câmara e  disse da satisfação em ver o Centro educando e encaminhando  jovens para o trabalho, ajudando no desenvolvimento econômico da região do Mato Grande e do  Estado.

 

O concluinte Lauzamar Silva Gomes, 22 anos, não esconde o contentamento com a certificação, adiantando que será de muita importância para a sua formação, haja vista que vai iniciar no próximo ano o curso de Eletrotécnica, já com uma formação na área. Ele vislumbra boas perspectivas, lembrando que várias empresas estão se instalando no município para a produção de energias renováveis.

 

Também de olho no  futuro, Elizamara Daini Lopes da Silva, 22 anos, descortina  o crescimento do mercado de trabalho e cursa Eletrotécnica no IFRN, em João Câmara e pretende se formar em Engenharia Elétrica, pois acredita que as energias renováveis se constituem  em um caminho sem volta, porque elas estão consolidadas em todas as regiões do Brasil.

 

O curso “Instalador de Sistemas Fotovoltaicos”,  tem como objetivo desenvolver competências que permitam analisar o projeto e a preparar os trabalhos a serem realizados, com a implantação do sistema, onde o profissional executa a instalação e participa no comissionamento com o seu supervisor. Ao concluir o curso, que tem uma carga horária de 160 horas, o profissional estará qualificado para instalar e manter Sistemas de Energia Solar Fotovoltaicos, de acordo com a legislação vigente e normas aplicáveis à qualidade, à saúde, à segurança e ao meio ambiente.

 

Já o curso de” Instalações Elétricas e Fotovoltaicas”, com 100 horas/aula, tem por objetivo proporcionar conhecimentos básicos sobre atividades relacionadas às instalações elétricas predial, industrial e fotovoltaica, de acordo com normas técnicas e de segurança vigentes. Ao final do curso o aluno estará apto a auxiliar nas instalações, manutenções e operações de componentes e circuitos elétricos predial, industrial e fotovoltaica com o auxilio de ferramentas e equipamentos específicos e de acordo com as normas técnicas e de segurança do trabalho. Bem como a realizar leituras, das principais grandezas elétricas e sua aplicação; e instalação de componentes e circuitos elétricos fundamentais; princípios da geração fotovoltaica.