CTGAS-ER disponibiliza serviços de cinco laboratórios credenciados pela ANP

23/01/2018   10h44

O Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis-CTGAS-ER se destaca na região Nordeste e no Brasil, pelos serviços prestados como uma instituição de ensino profissionalizante e também especializada em pesquisas. Nessa área, disponibiliza cinco laboratórios credenciados pela ANP-Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, para a execução de projetos com recursos oriundos da Cláusula de Investimentos em P&D&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação), além de prestar serviços para a indústria. O credenciamento de instituições de P&D&I por parte da ANP obedece as regras, condições e os requisitos técnicos estabelecidos pela Resolução ANP nº 47/2012, alterada pela Resolução ANP nº 36/2014, e o respectivo Regulamento Técnico ANP nº 7/2012.

 

Estão credenciados os Laboratório de Ensaio de Materiais, Laboratório de Mapas e Dados de Recursos Energéticos, Laboratório de Processamento de Gás, Laboratório de Qualidade do Gás, Laboratório de Química Ambiental. O credenciamento é o reconhecimento formal, pela ANP, de que o CTGAS-ER atua em atividades de pesquisa e desenvolvimento em áreas de relevante interesse para o setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis, e que possui infraestrutura e condições técnicas e operacionais adequadas para seu desempenho. Uma vez credenciado, o CTGAS-ER está apto a desenvolver projetos de pesquisas fazendo uso dos recursos provenientes da cláusula presente nos contratos para exploração, desenvolvimento e produção de petróleo e gás natural.

 

O processo de credenciamento consiste em quatro etapas: cadastro de informações e envio da solicitação por intermédio do Sistema de Gestão de Investimento em Pesquisa e Desenvolvimento (Siped) no sítio na ANP na internet; protocolo, no escritório central da ANP, do documento de solicitação gerado no sistema; avaliação da solicitação, que consiste em análise técnica do pedido e, a critério da ANP, visita técnica à instituição; e emissão de parecer, tendo o CTGÁS-ER obtido parecer favorável em todos os laboratórios submetidos.

 

SERVIÇOS ESPECIALIZADOS OFERECIDOS PELOS LABORATÓRIOS DO CTGAS-ER

 

O CTGAS-ER oferece soluções para suporte tecnológico às indústrias do gás natural e energias renováveis, apoiado em uma robusta e diversa infraestrutura laboratorial e capital humano de alto nível.

 

São competências do Centro já reconhecidas em áreas como:

 

– Prospecção de áreas através de técnicas avançadas de geoprocessamento.
– Consultoria para campanhas de medição anemométrica e solarimétrica.
– Avaliação de recurso eólico e solar utilizando modelos de mesoescala, CFD e medição por LiDAR.
– Avaliação e monitoramento de aspectos socioambientais
– Georreferenciamento de alta precisão
– Levantamento topográfico e aerolevantamnento através de VANT
– Estudos de impactos ambientais para licenciamento
– Modelagem da dispersão de poluentes atmosféricos
– Avaliação de emissão em fontes fixas
– Avaliação de emissões fugitivas e de qualidade do ar
– Caracterização de águas e efluentes
– Classificação de resíduos sólidos
– Ensaios e inspeções para medição e qualidade do gás natural
– Pesquisa e desenvolvimento na área de transformação químicas de gás e mitigação de CO2,
– Análise de falhas em equipamentos e componentes
– Ensaios para caracterização de materiais.