CTGAS-ER mostra ações durante o 9º Fórum Nacional Eólico

29/06/2017   10h44

Detalhando as ações desenvolvidas pelo Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis-CTGAS-ER (Consórcio SENAI/Petrobras), em especial no campo da Energia Eólica, a diretora Executiva, Cândida Amália Aragão, participou nessa quarta-feira, 28, como painelista, do 9º Fórum Nacional Eólico, realizado na Escola de Governo. Foi durante Sessão Plenária com o tema, Talentos, Ciência e Tecnologia e as iniciativas de formação profissional, capacitação técnica, pesquisa e inovação tecnológica no setor eólico nacional e regional.

 
O evento, que é o principal ponto de encontro político-econômico entre governo e empreendedores no setor de energia eólica, foi aberto na terça-feira, 27, pelo governador Robinson Faria e contou com a presença do vice-presidente do Sistema FIERN, Pedro Terceiro; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Flávio Azevedo; o presidente da Comissão de Energia Renovável da Federação das Indústrias, Sérgio Azevedo; o diretor de Operações do SENAI-RN, Emerson Batista; o presidente do Sindicato da Indústria de Instalação e Manutenção de Redes, Equipamentos e Sistemas de Telecomunicações do RN, Alberto Serejo; e a diretora Executiva do CTGAS-ER, Cândida Amália Aragão.

 
Cândida Amália iniciou enfatizando a experiência e o modelo do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial/SENAI, na formação de mão de obra qualificada para a indústria, aplicada em todos os cursos do CTGAS-ER. Em seguida, relacionou as ações desenvolvidas pelo Centro, no campo da educação e pesquisa, com cursos e serviços prestados para a comunidade, focando em seguida no seguimento das energias renováveis, com destaque para a eólica. As parcerias com universidades, instituições de ensino e pesquisa, nacionais e internacionais e com as empresas, para a formação dos professores e especialistas, e a atenção dispensada na montagem dos cursos, com a instalação de um comitê, visando formar o técnico que a indústria precisa, também foram temas abordados pela executiva, a exemplo da constante atenção com a instalação e manutenção dos diversos laboratórios, especializados em energia renovável.

 
Referência na educação profissional, o CTGAS-ER disponibiliza, há cinco anos, um curso de especialização técnica em energia eólica, estando com inscrições abertas para a 12ª turma. O curso foi relacionado durante a exposição, pela aceitação que vem obtendo por profissionais de diversos estados, inclusive alguns graduados e pós graduados, na área da engenharia. Cândida revelou que, no início, encontrou dificuldades para a colocação dos alunos no mercado de trabalho. Mas, tendo a vista a qualidade dos cursos oferecidos pelo centro, atualmente as empresas solicitam a indicação de técnicos, para a seleção e contratação de colaboradores. Ele se reportou ainda sobre o cuidado dispensado na formação também do cidadão, haja vista que o aluno tem a oportunidade de cursos transversais, agregando valores ao currículo.

 
O Instituto Senai de Inovação-ISI/SENAI, em fase de implantação no Rio Grande do Norte, também foi citado, como mais uma instituição de ensino e pesquisa, a somar com o CTGAS-ER, disponibilizado pelo Serviço Nacional da Indústria e Sistema FIERN.

 
A sessão foi coordenada por Olavo Bueno Oliveira, do Conselho Técnico-Científico do CERNE e contou com a participação de diversos especialistas: Ricardo Pinheiro, Efrain Pantaleon e Mário Gonzales, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN ; Ednardo Pereira, Universidade Federal do Semi-Árido UFERSA, Fernando Antunes, Universidade Federal do Ceará UFC,
Alexandro Vladno Rocha, Instituto Federal do Rio Grande do Norte IFRN, Fabio Pereira, UNI-RN, Leonardo Tavares, SAS – Sistema Ari de Sá CE, Jerônimo Freire, Uninassa e Luciano Irineu de Castro, professor da Kellogg School of Management, (Estados Unidos).

 

Esses painelistas discorreram sobre Linhas temáticas para energias renováveis e energia eólica, focando nos temas:

 
Rede Brasileira de Pesquisa em Energia Eólica (RBPEE)
• Departamentos, centros de excelência e linhas de pesquisa regionais
• Interações com universidades e centros de excelência estrangeiros
• Formação técnica: interiorização, especialização e trabalho em campo
• Instituto Senai de Inovação em Energias Renováveis
• Parque Tecnológico do Estado do Rio Grande do Norte
• Perspectivas acadêmicas, científicas e profissionais no setor eólico
• Universidades privadas no setor eólico
• Pesquisador: como e em que inovar com tecnologia brasileira?
• Estudante: o que esperar e o que almejar em relação ao setor eólico?