CTGAS-ER, Projeto Recicla e Ecoativa unidos na defesa do meio ambiente

12/07/2017   09h40

Visando a preservação do meio ambiente, o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis-CTGAS-ER (Consórcio SENAI/Petrobras), está participando ativamente do Projeto Recicla, instituído pelo Sistema FIERN. Nessa segunda-feira, 10, a diretora Executiva, Cândida Amália Aragão, reuniu-se com o coordenador do projeto, Marcelo Dantas e os diretores da Ecoativa, Clovis Guerreiro (Comercial) e Thiago Furtado (Administrativo), para elaborar um plano de ação conjunta, destinado ao recolhimento de descartáveis, coleta e destinação ambientalmente correta, dos resíduos perigosos Classe I, que são as lâmpadas fluorescentes e resíduos eletroeletrônicos.

 

 

Na oportunidade, foram discutidas e analisadas atividades visando o recebimento desses materiais poluentes, entre colaboradores e alunos do CTGAS-ER, através do Projeto Recicla. Participaram dos entendimentos, o coordenador Financeiro/Administrativo do CTGAS-ER, Almir Lopes e a pesquisadora e ambientalista, Juliana Torres. A Ecoativa é uma empresa parceira, especializada no gerenciamento de resíduos, que oferece aos seus clientes os serviços de coleta, transporte, tratamento e destinação final ambientalmente adequada de resíduos sólidos perigosos, como lâmpadas fluorescentes de vapor de sódio e mercúrio e resíduos eletroeletrônicos.

 
Focado na preservação ambiental e seguindo as diretrizes da Confederação Nacional da Indústria, o Sistema FIERN implantou a COEMA – Comissão Temática de Meio Ambiente, que vem desenvolvendo, além das ações de articulação, orientação e mobilização, ações educacionais e de conscientização, junto aos seus colaboradores, visando o descarte correto de lâmpadas e equipamentos eletroeletrônicos. As atividades são desenvolvidas através do Projeto Recicla, em pareceria com a empresa Ecoativa, filiada ao SindRecicla-Sindicato das Indústrias de Reciclagem e Descartáveis do Estado do Rio Grande do Norte, que é presidido pelo diretor da FIERN e presidente da COEMA, Roberto Serquiz.

 
Conforme o coordenador do Projeto Recicla, Marcelo Dantas, o trabalho vem dando excelentes resultados, pelas informações que são levadas aos colaboradores, exemplificando que, uma simples lâmpada jogada aleatoriamente em uma lagoa, pode contaminar até 20 mil litros de água, tendo em vista a presença do mercúrio, elemento químico cancerígeno. As lâmpadas e os equipamentos eletroeletrônicos são recolhidos nas residências pelos colaboradores e acondicionados em coletores específicos localizados na casa da Indústria, onde são recolhidos pela empresa ECOATIVA e descartados corretamente. Para todo o material recolhido pela empresa, é fornecido uma certificação da destinação correta, devidamente reconhecida pelos órgãos fiscalizadores.

 
A Coema tem como objetivo acompanhar a legislação, desenvolver propostas de políticas e estimular práticas voltadas para a ecoeficiência, promover o debate com especialistas e autoridades na área ambiental e avaliar as políticas públicas de licenciamento ambiental, controle e qualidade ambiental, biodiversidade e florestas, tratamento e disposição de resíduos, entre outras, formular linhas de ação para aumentar a competitividade das indústrias e a preservação do meio ambiente, além de outras atribuições delegadas pela presidência da FIERN em relação a temática Meio Ambiente.