Demanda faz CTGAS-ER abrir novas vagas para curso de Especialização em Eólica

14/07/2017   09h14

O Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis- CTGAS-ER (Consórcio SENAI/Petrobras) deverá iniciar quinta-feira, dia 20, as aulas para a 12ª turma do Curso de Especialização Técnica de Nível Médio em Energia Eólica, que teve o número de vagas aumentado, tendo em vista a procura pelas inscrições, que ainda estão abertas.

 

O curso será ministrado em 380 horas, sendo 172 horas na forma presencial e 208 horas na modalidade a distância (EAD) e tem projeção para ser encerrado em julho de 2018. A última turma da especialização, que contou com graduados e pós graduados, na área de engenharia, foi constituída por 50 alunos, dos quais 20 eram oriundos de outros estados, inclusive do Sul do país. Área em franca expansão no Brasil, a Energia Eólica está alavancando o desenvolvimento e mudando a paisagem em várias regiões do Rio Grande do Norte, maior gerador da energia dos ventos em todo o país, com 3,3 Megas, o equivalente a 33 por cento da produção nacional.

 

Há cinco anos, o CTGAS-ER se qualifica, visando oferecer cursos técnicos e de especialização, dando suporte para as indústrias locais e nacionais, que atuam com as energias renováveis, com destaque para eólica e solar.
Para fazer a matrícula a distância, o candidato deve enviar para o e mail secretaria@ctgas-er.com.br, com a seguinte documentação: Ficha de inscrição (disponibilizada no site http://www.ctgas.com.br) , RG e CPF, histórico escolar e certificado de conclusão do ensino técnico ou superior nas áreas de eletricidade, mecânica industrial, petróleo e gás, automação, instrumentação, refrigeração, soldagem, edificações, meteorologia e demais engenharias e comprovante de residência. Para a matrícula pessoalmente, o candidato deverá se dirigir ao setor de Atendimento ao Cliente do CTGAS-ER, Avenida Capitão-Mor Gouveia, 1480 – Lagoa Nova – Natal/RN, no horário das 08h às 20h, com xerox da documentação.
O curso visa formar profissionais com conhecimentos em métodos de medição anemométrica, tecnologias aplicadas a aerogeradores, sistemas elétricos aplicados a parques eólicos e a conexão de plantas eólicas à rede elétrica, monitoradas por sistemas de automação.
REQUISITOS DE ACESSO AO CURSO:
Ter formação técnica ou formação superior nas áreas de: Mecânica, Elétrica, Soldagem, Petróleo, GásNatural, Energia, Eletroeletrônica, Eletromecânica, Edificações, Instrumentação, Refrigeração, Automação, Meteorologia, reconhecidas pelos respectivos Conselhos de Formação, além de disponibilidade para participar das aulas presenciais, práticas em laboratório ou visitas técnicas e avaliações.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

• Fundamentos da Geração Eólica – 20h
Medição Anemométrica para a Energia Eólica – 40h
Fundamentos de Circuitos Elétricos – 32h
Fundamentos de Circuitos Eletrônicos – 32h
Normalização e Desempenho de Aerogeradores – 20h
Aerodinâmica de Aerogeradores – 16h
Tecnologias em Aerogeradores – 40h
Sistemas de Automação de Aerogeradores – 20h
Manutenção de Turbinas Eólicas – 20h
Engenharia Elétrica na Construção do Parque Eólico – 20h
Ferramentas de Software Utilizadas na Energia Eólica – 20h
Layout de Parques Eólicos – 20h
Segurança no Trabalho – 30h
Engenharia Civil na Construção do Parque Eólico – 10h Viabilidade
Econômica de Projetos Eólicos – 20h
Legislação Ambiental Aplicada à Implantação de Parques Eólicos