Deputado Jorginho Melo diz no Seminário Pense Primeiro nas Pequenas que crédito está na pauta do Congresso

25/04/2018   16h53

O presidente da Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa, deputado Jorginho Melo (PR-SC) disse nesta quarta-feira, 25, durante o Seminário Pense Primeiro nas Pequenas, realizado na CNI, em Brasília, que o crédito está na pauta do Congresso, mas é importante que a sociedade e as empresas continuem “batendo nessa tecla”, porque crédito é fundamental e há muito a fazer. “O banco dá ouro para quem tem ouro. Eu não tenho nada contra banco, fui bancário, mas banco empresta dinheiro para quem tem dinheiro, para quem tem garantia”, afirma.

O Brasil tem 12 milhões de MPEs formais, que representa 98% dos negócios brasileiros. Apesar disso, o gerente da Unidade de Acesso a Serviços Financeiros do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Alexandre Comim, explicou que as micro e pequenas empresas ainda esbarram na burocracia e na dificuldade ao acesso ao crédito. Comim lembra que o Banco Central tem feito a parte dele, de reduzir da Selic, no entanto os juros ainda não caíram na ponta, o que tem prejudicado a retomada da economia.

“O principal problema reside na concentração muito grande do sistema bancário”, reforçou. Em contraponto, o Sebrae tem apostado no cooperativismo de crédito, uma alternativa para os pequenos negócios com condições e taxas de juros melhores, e em inovações técnicas no mundo financeiro, com as Fintechs.

Também participaram da abertura do seminário, o presidente da FIERN e do COMPEM/CNI, Amaro Sales de Araújo, a diretora de Relações Institucionais da CNI, Mônica Messemberg, o secretário da Micro e Pequena Empresa do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), José Ricardo Veiga, e o integrante da Frente Parlamentar Mista de Micro e Pequena Empresa, deputado Izalci Lucas Ferreira (PSDB-DF).

Durante o Seminário, a CNI apresentou propostas para facilitar o acesso ao crédito ao deputado Otávio Leite, relator da Comissão Especial do projeto que trata da revisão da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. No primeiro painel, foram abordados os desafios para a retomada do crédito, bem como o papel das fintechs como novas alternativas para o financiamento de MPEs, que teve como palestrantes o CEO da Conexão Fintechs, José Prado, e o secretário da Micro e Pequena Empresa do MDIC, José Ricardo Veiga.

Já o segundo bloco trata das oportunidades da Indústria 4.0 e da nanotecnologia para ampliar a competitividade de pequenos negócios, com o presidente da ABIT, Fernando Pimentel; o coordenador de desenvolvimento e Inovação em Tecnologias do MCTIC, Leandro Berti, e o deputado federal, Thiago Peixoto (PSD).