“Educação profissional é uma solução para o país”, afirma Consultora do SENAI em palestra

25/10/2017   10h10

 

A Gerente de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI Nacional, Maria Eliane Azevedo, disse nesta terça-feira (24), no 2º Seminário de Educação Profissional do Rio Grande do Norte, que a reforma do ensino médio trouxe ganhos para a educação profissional brasileira. “Entendemos como positivo o nível de amadurecimento da política educacional de entender que a educação profissional é uma solução para o país. Eu estou olhando para trás para resolver uma dívida que vem persistindo. (…) A reforma do ensino médio, pelo fato de ela trazer a formação profissional como opção de encaminhamento para os alunos, para nós, é um ganho.”

 

Durante apresentação do seu tema, “Desenvolvimento de Competências para a Educação Profissional”, Maria Eliane expôs a consolidação de um modelo pedagógico de educação e os conceitos e metodologia SENAI de educação profissional. “A competência não ignora que fundamentos científicos são necessários. Não é de forma fragmentada que a Educação Profissional se coloca junto às ciências e a base formal comum curricular”, destacou.

 

 

Mediadora do evento, a Diretora Regional do Senai RN, Roseanne Azevedo, acredita que “a educação profissional é sempre um desafio, porque tem que acompanhar as tecnologias, o desafio de formação do docente, o desafio do material didático, e, principalmente, o desafio de estar afinado com o mercado de trabalho”. Ainda segundo Roseanne, a reforma do ensino médio apresenta novas possibilidades para a educação profissional. “Surge uma oportunidade para que a educação profissional se expanda; A grande oportunidade é possibilitar a expansão da educação profissional integrada ao ensino médio.”

 

Para a diretora regional do SENAI, o seminário é uma oportunidade de discutir a educação profissional do Estado. “A gente pode trocar ideia, pode interagir com vários atores e personagens de outras instituições para que assim a gente possa enriquecer a prática da educação profissional”.

 

Também participaram como debatedores o professor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Belchior de Oliveira Rocha, e a Técnica Pedagógica da Coordenadoria de Desenvolvimento Escolar da Secretaria de Educação, Estado e Cultura (CODESE/SEEC), Lúcia de Fátima Monteiro Maia.

 

 

 

O 2º Seminário de Educação Profissional do RN é fruto de parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAI) e as instituições SEBRAE, SEST/SENAT, SEEC, IFRN, SENAR e Universidade Potiguar.

 

Nesta quarta-feira, 25, o segundo dia de programação segue com palestras sobre “O poder transformador da prática em sala de aula”, com o Professor Luiz Felipe Lins; “Gestão na educação profissional”, com a Coordenadora Nacional de Desenvolvimento Profissional do Sest Senat, Katiane Batista; e “Os desafios da educação profissional com a reforma do ensino médio”, com a Técnica Pedagógica da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do RN, Sayonara Rêgo Fontes.

 

Acesse o site oficial do evento e confira a programação completa e seus horários.