Embaixador da Alemanha visita instalações do CTGÁS-ER e destaca continuidade de parcerias

5/12/2017   15h25

O embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witschel, visitou, na manhã desta segunda-feira, 05, as instalações do CTGÁS-ER (Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis) e ficou entusiasmado com as possibilidades e ampliação de parcerias do Centro com órgãos públicos e entidades alemãs. Acompanharam o embaixador a Cônsul-Geral da Alemanha para o Nordeste, Maria Könning, e o cônsul da Alemanha no Rio Grande do Norte, Axel Geppert.

“Fiquei muito bem impressionado. Já tinha estudado alguns documentos e apresentações sobre o CTGÁS-ER, mas ver as aulas e ouvir os alunos e os pesquisadores é outra situação, porque reforça a certeza de que o Centro é muito importante, até porque o futuro é a energia renovável. Por isso, o ensino e a pesquisa nesta área; da produção de energia até a manutenção de equipamentos utilizados, é muito relevante”, disse.

Georg Witschel ainda destacou que as parcerias do Sistema FIERN e do CTGÁS-ER com a instituições da Alemanha é um processo continuado que não terá interrupção. “A cooperação não termina. Houve uma transferência de tecnologia e isso prossegue, além do que o CTGÁS tem professores, do Rio Grande do Norte, que já podem ensinar aos alunos o que assimilaram nestas parecerias”, afirmou o embaixador, depois de percorrer laboratórios e salas de aula do Centro.

A comitiva foi recebida pelo presidente do Conselho Superior do CTGAS-ER e vice-presidente da CNI, Flávio Azevedo, diretora Regional do SENAI, Roseanne Albuquerque, diretora Executiva, Cândida Amália Aragão e diretor de Tecnologias, do CTGAS-ER, Fernando Queiroz e superintendente de Relações Institucionais da FIERN, Hélder Maranhão. Também presentes, os coordenadores de Pesquisas e Tecnologias do CTGAS-ER, Paulo Isabel e Kátia Canella, respectivamente, e o representante da GIZ, Jorgdieter Anhalt.

Eles estiveram nos laboratórios de Processamento de Gás, de Química Ambiental e de Energias Renováveis e no local onde é desenvolvimento um projeto de dessalinizador com energia fotovoltaica. Georg Witschel conversou com os gestores do Centro, professores e alunos, aos quais incentivou para que deem continuidade à formação profissional e as pesquisas na área de energia.