Evento da Nordeste Forte em Recife busca atrair investimentos para a região

12/07/2017   16h20

Em 1959, o documento “Uma política de desenvolvimento econômico para o Nordeste” do economista Celso Furtado, serviu de inspiração para o Conselho de Desenvolvimento do Nordeste criar a Sudene. Cinquenta e oito anos depois, as estratégias e políticas para o desenvolvimento da região retornam à pauta de discussão.

Será realizado na Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) nesta sexta-feira (14), o Road Show Investimento e Desenvolvimento do Nordeste. O evento, realizado pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e Associação Nordeste Forte, presidida pelo presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, tem como objetivo debater projetos, recursos e desafios à promoção do desenvolvimento industrial e incremento da economia e setor industrial no Nordeste.

O Road Show é o primeiro de uma série de encontros regionais que serão realizados nos nove estados do Nordeste, e vai viabilizar um modelo de atração de empresas para a região sem mexer na guerra fiscal entre os estados.

O encontro conta com a participação da CNI, BNB, BNDES, APEX e RENAI (Rede Nacional de Informações sobre o Investimento), secretários de estado, presidentes de Federações da Indústria de todos os Estados da Região Nordeste, dirigentes sindicais e empresários. O superintendente da Sudene, Marcelo Almeida das Neves, fará a apresentação sobre “Investimento e Desenvolvimento do Nordeste”. Em seguida o diretor de Planejamento e Articulação de Políticas, Alexandre Henrique Gonçalves, e o diretor de Gestão de Fundos e Incentivos e de Atração de Investimentos, Sérgio Wanderley Silva concluem a explanação sobre a Sudene.

A programação inclui ainda workshop sobre incentivos fiscais; fundos de investimento FDNE e FNE e instrumentos de apoio ao investimento da SUDENE.

Para o presidente do Sistema FIERN  e da Associação Nordeste Forte, Amaro Sales de Araújo, a Sudene tem um papel relevante na articulação em defesa do Nordeste e, também, de agregar protagonistas da própria região. “Temos esperança que construiremos um tempo melhor e a articulação com a Sudene é fundamental. Estamos confiantes que o evento de sexta, na FIEPE, será um marco importante no contexto de integração e atuação articulada que vamos construir em defesa do Nordeste”, disse o industrial potiguar.

“A concessão de incentivos, por meio da Sudene, foi fundamental para reduzir as desigualdades entre as regiões do país e direcionar o potencial da diversidade para o desenvolvimento regional, mas é necessário revitalizar as funções do órgão. E isso só será possível, por meio de diálogos e ações articuladas, envolvendo os diversos atores para que o potencial incorporado na instituição se traduza em ações capazes de atrair cada vez mais investimentos e avançar cada vez mais o desenvolvimento regional”, ressalta o presidente da FIEPE, Ricardo Essinger, que fará a abertura do evento.