Facções de Confecções: A “terra prometida” no assentamento rural de Caatinga Grande, em São José do Seridó

6/10/2017   12h08

 

Canaã é termo bíblico que significa “terra prometida”. O nome não poderia ser mais apropriado para denominar a oficina criada pela empresária Anny Fabiola, na comunidade de Caatinga Grande, zona rural de São José do Seridó.
A seca dos últimos dizimou tudo no assentamento rural, situado no semi-árido, a 8 quilômetros de São José. A paisagem, por onde se olha, é desoladora.

 

 

Confira mais fotos no Flickr

 

A oficina, que emprega 33 trabalhadores. representou uma nova vida para os moradores do lugar. “O Pró-Sertão é a esperança desta comunidade, são famílias que daqui tiram sua renda muitos vieram da agropecuária que foi dizimada pela seca”, explicou Anny Fabíola.

 

Os ex-agricultores Joelson Dantas, 37 anos, Anderson Dantas, 19 anos, e Joilma Dantas, 32 anos, são da mesma família e trabalham na oficina. Joilma tem três filhos e conta que o marido sobrevive de “bicos”. Ela trabalha há dois anos na “Canaã”. Perguntamos o que mudou na vida dela depois do emprego. “Antes eu fazia uma feira de R$ 100 por mês, hoje posso fazer de R$ 500”, respondeu ela, que considera a oficina a sua “segunda casa”.