FIERN homenageia industriais e deputado com a Medalha do Mérito Industrial Walter Byron Dore

16/12/2017   02h11

A noite dos heróis da resistência. Assim o presidente do Sistema FIERN e do COMPEM/CNI, Amaro Sales de Araújo, se referiu à solenidade de entrega da Medalha do Mérito Industrial Walter Byron Dore. “Estamos homenageando aqueles que lutam, enfrentam percalços e diante de tantas adversidades, num mercado tão difícil, fazem a história da indústria e do Rio Grande do Norte”, afirmou. Confira Galeria de Fotos no Final.

Amaro Sales enalteceu a trajetória de cada um dos homenageados, industriais Fernando Bezerra, Severino Dantas, Flávio Rocha, Vilmar Pereira (Medalha do Mérito da CNI) e o Deputado Federal Rogério Marinho. Vilmar Pereira deveria ter recebido a comenda no último dia 13, na sede da CNI, em Brasília, mas como a data coincidiu com o Dia de Santa Luzia, Padroeira de Mossoró, ele não pode comparecer à cerimônia.

A medalha de Severino Dantas (in memoriam) foi entregue pelas filhas Larissa Dantas e Laise Dantas à mãe, Telma Maria Dantas, no momento mais emocionante do evento. Amaro Sales entregou a de Flávio Rocha, ao filho, Felipe Rocha; o secretário de Desenvolvimento Flávio Azevedo entregou a do deputado federal Rogério Marinho. A do ex-presidente da FIERN, da CNI e ex-senador Fernando Bezerra foi entregue por seu filho, o diretor da FIERN, Silvio Bezerra.

Em seu discurso de saudação, o presidente do Sistema FIERN manifestou otimismo com a economia do país, destacando a aprovação da reforma das leis trabalhistas e a queda dos juros como fatores que ajudam o país a se recuperar da crise. Ele fez uma defesa enfática da aprovação da reforma da Previdência, chamando atenção para o déficit provocado atualmente pelo sistema. “Só o Rio Grande do Norte dispende R$ 100 milhões por mês”, disse. Recursos, segundo Amaro Sales, que poderiam ser investidos em saúde, educação e segurança.

O presidente da Federação das Indústrias disse que a instituição convidará os candidatos ao governo em 2018 para apresentar as propostas do setor, lembrou que já existe um projeto de desenvolvimento pronto, o MAIS RN, e voltou a defender um pacto em favor do Rio Grande do Norte.

O ex-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e ex-senador Fernando Bezerra, falou em nome de todos os homenageados. “É uma responsabilidade enorme agradecer em nome de pessoas que fizeram tanto pelo Rio Grande do Norte”, disse. Ele agradeceu ao presidente Amaro Sales e à Diretoria pela homenagem recebida.

Fernando Bezerra disse que a situação do estado é crítica. “Precisamos todos nos unir, todas as instituições, para salvar o Rio Grande do Norte”. Ele defendeu a privatização da Caern, criticou o Congresso Nacional, “o pior em 50 anos”, mas que tinha uma exceção, o deputado federal Rogério Marinho. Também enalteceu Flávio Rocha, um dos homenageados da noite (foi representado pelo filho Felipe Rocha). “Estão fazendo uma injustiça com Flávio Rocha, que só fez o bem ao Rio Grande do Norte”, disse o industrial.

Participaram da solenidade no Solar Bela Vista, que contou com show da SESI Big Band, o vice-presidente Pedro Terceiro de Melo, Diretores e gestores do Sistema FIERN, presidentes de sindicatos filiados à FIERN, o secretário de Desenvolvimento Flávio Azevedo, representando o governador Robinson Faria, o Desembargador Federal do Trabalho, Bento Herculano, presidentes da Faern, José Vieira, da Fetronor, Eudo Laranjeiras, diretor da Fecomércio, Luiz Lacerda, representante da reitora da UFRN, Célia Ribeiro, Reitor do IFRN, Wyllys Farkatt, Secretário de Habitação de Natal, Carlson Gomes, representando o prefeito Carlos Eduardo, o superintendente do Sebrae Zeca Melo, o cônsul alemão em Natal, Axel Geppert, empresários e convidados.