FIERN participa da apresentação do estudo de viabilidade e plano de negócios do Parque Tecnológico

5/09/2017   10h32

O vice-presidente do Sistema FIERN, Pedro Terceiro de Melo, acompanhou a apresentação, pelo Governo do Estado, terça-feira, 05, do relatório final do estudo de viabilidade técnica e o plano de negócios (Masterplan) do Parque Tecnológico do Rio Grande do Norte – Potypark.

Na ocasião, o governador Robinson Faria destacou que o Parque Tecnológico vai incentivar o desenvolvimento das diversas cadeias produtivas e das vocações econômicas do Estado. “Vamos aliar a produção de conhecimento, de ciência e tecnologia à geração de riqueza, à agregação de valor às nossas potencialidades e, com isso, gerar desenvolvimento, renda, oportunidades de trabalho”, afirmou o Robinson Faria, na solenidade de apresentação do plano no auditório da Governadoria.

O Potypark terá suas instalações no município de Extremoz e vai adequar a pesquisa e o conhecimento produzido pelas universidades ao melhor aproveitamento das potencialidades econômicas em várias áreas como a mineral, pesca, agropecuária, salineira, energética e turismo.  “Este estudo é resultado de esforços das classes acadêmica, empresarial e do Governo do Estado. Vamos iniciar um círculo virtuoso de desenvolvimento, deixar de ser um estado produtor de matéria prima e passar a produzir bens e mercadorias com valor agregado, o que vai proporcionar mais renda, trabalho e impostos, explicou o secretário do Desenvolvimento Econômico, Flávio Azevedo.

Flávio Azevedo destacou a importância da decisão do Governo em implantar o Parque Tecnológico que vai incentivar a pesquisa aplicada pelas universidades locais e com isso gerar inovação e competitividade, em parceria com a FIERN e Universidade. “O nosso Parque Tecnológico é voltado para a prática, vamos transformar a pesquisa acadêmica em projetos econômicos”, reforçou. Ele destacou também a contribuição do presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales, e da reitora da UFRN, Ângela Paiva para a viabilidade e parceria que garantem a instalação do Parque Tecnologico.

O secretário estadual de Gestão de Projetos e Metas, Vágner Araújo avaliou o Potypark como “de extrema importância para que as potencialidades econômicas do RN sejam aproveitadas pelos norte-riograndenses. As pesquisas vão produzir conhecimento e gerar riqueza. É um investimento de R$ 54 milhões, viabilizado pelo empréstimo junto ao Banco Mundial, que dá uma nova perspectiva para o Estado”.

O estudo de viabilidade técnica e plano de negócios do Parque Tecnológico do Rio Grande do Norte foi elaborado pela consultoria Sociedade Portuguesa de Inovação – SPI, selecionada por licitação.

A apresentação do relatório contou também com a presença da diretora regional do SENAI-RAN, Roseanne Azevedo; diretora executiva do CTGÁS-ER, Cândida Aragão; secretária do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha; do presidente da Fundação de Pesquisa do Estado do RN – Fapern, Uilame Umbelino; reitor da Universidade Estadual do RN – UERN, Pedro Fernandes; reitora da UFRN, Angela Paiva; superintendente do Sebrae, Zeca Melo; do prefeito de Extremoz, Joás Oliveira e dezenas de integrantes do meio acadêmico e empresarial.