FIERN participa da solenidade de lançamento do acervo digital da Junta Comercial – JUCERN

19/03/2018   20h54

O Diretor da Federação das Indústrias (FIERN), Heyder Dantas, e o superintendente jurídico, Davis Costa, participaram nesta segunda-feira, 19, do lançamento do acervo digital da Junta Comercial (JUCERN). O governador Robinson Faria foi representado pela chefe do Gabinete Civil, Tatiana Cunha.  Em pronunciamento na cerimônia, a diretora da Jucern, Sâmya Bastos, destacou a importância da recuperação dos documentos para preservar a história comercial do Rio Grande do Norte.

São cerca de 3 milhões de papéis que ajudam a contar a história mercantil do Estado e a preservar a memória social do Rio Grande do Norte. Os documentos provenientes de mais de um século de trabalho da Junta Comercial passaram por um processo de higienização e estão armazenados no prédio histórico, antiga sede da Jucern, no bairro da Ribeira, além de possuírem cópias digitalizadas.

Além da preservação dos documentos, a digitalização permite acesso rápido às informações arquivadas na Junta, simplificado e agilizando o trâmite operacional. As certidões de inteiro teor, que antes eram feitas de forma manual, agora podem ser emitidas pela internet. Ou seja, pessoas que estão em outro estado poderão solicitar esse documento pelo portal Redesim. Todos os avanços feitos até hoje no que diz respeito à redução no tempo de abertura, alteração e baixa de empresas, também passam pela aposta na modernização e digitalização dos processos.

No ato de entrega do acervo, a Jucern homenageou alguns empreendimentos potiguares, entre eles, os grupos Nordestão e Guararapes, valorizando o trabalho de quem buscar construir um negócio próprio, uma escolha comum, mas com uma trajetória que requer muita determinação.