Fórum Empresarial potiguar e Flávio Rocha debatem empreendedorismo 

21/02/2018   15h10

Novo coordenador do Fórum, Marcelo Rosado, conduz encontro.

Empresários dos setores produtivos – indústria, comércio e agricultura – reuniram-se no início da tarde desta quarta-feira (21), para debater as oportunidades e gargalo enfrentados para empreender no Fórum Empresarial do Rio Grande do Norte. Os presidentes do Sistema FIERN, Amaro Sales; da Fecomercio, Marcelo Queiroz; da FAERN, José Viera; da CDL Natal, Augusto Vaz; da FCDL, Afrânio Miranda; e o superintendente do Sebrae, Zeca Melo participaram do evento.

Flávio Rocha, CEO do Grupo Guararapes.

 

O CEO do Grupo Guararapes, o empresário Flávio Rocha, foi o convidado especial do evento e falou sobre o cenário do empreendedorismo no país e no RN. “Liberdade econômica é a única forma de gerar riqueza”, disse.

 

Flávio Rocha, que está em Natal para o lançamento do Movimento Brasil 200, do qual é fundador, destacou que o Brasil perdeu 50 posições no ranking dos países mais hostis às empresas. ”O Brasil está na posição 157 entre os países mais hostis à competitividade”, destacou. O Movimento será lançado nesta quarta-feira, 21, às 17 horas, no Teatro Riachuelo, com presenças de empresários de destaque no cenário nacional.

 

Ele narrou ainda a experiência de participar de vários fóruns. “Faço parte de muitos fóruns empresariais, e todos têm uma história de hostilidade aqui no RN”, destacou Flávio Rocha enquanto narrava fatos vividos tanto pela sua empresa, como as facções têxteis no interior do estado, como outros vividos por empresas que buscaram o RN para investir.

 

Ele destacou a importância de diminuir o tamanho do estado e a necessidade de estimular o empreendedorismo. “Existe uma aristocracia burocrática que entende muito de lei, mas que é analfabeta em empreendedorismo. Isso significa perda de competitividade”, afirmou.

 

O presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales, fala sobre a agenda legislativa.

O presidente do Sistema FIERN abordou a mudança da pauta do Congresso Nacional e as propostas do empresariado para o desenvolvimento. “Houve um recuo do governo com a pauta previdência, mas resolveram ressuscitar pautas que já tínhamos. Aqui no RN temos o Mais RN, que tem propostas para o crescimento do RN e tem . Estamos precisando do espírito público.

 

O Fórum empresarial ainda destacou a sucessão eleitoral que acontecerá este ano. Os empresários Geraldo Rufino (JR Diesel) e Sebastião Bonfim Filho (Centauro), além do ex-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Fernando Bezerra, também participaram do encontro.

 

 

 

Marcelo Rosado assume a coordenadoria do Fórum.

NOVA COORDENAÇÃO

 

Durante o encontro o empresário Marcelo Rosado assumiu a função de coordenador do Fórum Empresarial do Rio Grande do Norte, sucedendo o empresário Antônio Gentil.  Rosado também é presidente do Sindicato das Indústrias de Extração de Calcário, fabricação de Cimento, Cal e de Argamassa (SINECIM/RN).