Grupo de Trabalho do Ministério da Integração e Nordeste Forte discute obras de infraestrutura na região

15/02/2018   12h34

As obras da transposição das águas do Rio São Francisco prosseguem sem interrupção e deverão chegar ao reservatório de Japi, no Ceará, até julho deste ano. Trata-se de um trecho do “Eixo Norte”, que também vai beneficiar as bacias hidrográficas do Rio Grande do Norte.

As informações foram apresentadas na mais recente reunião do Grupo de Trabalho formado por representantes do Ministério da Integração e da Associação Nordeste Forte, entidade que congrega as Federações das indústrias da região e é presidida pelo presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo.

A ordem de serviço para a execução da primeira etapa do Eixo Norte do Projeto São Francisco foi assinada em junho de 2017, após decisão da presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, que suspendeu o embargo à continuidade do trecho.

O Eixo Norte também deverá percorrer o oeste de Pernambuco. De lá, seguirá pelos canais para contemplar também cidades da Paraíba e o Rio Grande do Norte. A água do São Francisco vai beneficiar cerca de 7,1 milhões de habitantes em 223 municípios nesses estados.

Coube ao diretor de Projetos Estratégicos do ministério da Integração, Antônio Luitgards Moura, apresentar o relato sobre o andamento das obras da transposição, durante a reunião do Grupo de Trabalho, que além de equipes do Ministério da Integração Nacional e da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), é formado por representantes do Banco do Nordeste; das Federações das Indústrias dos estados nordestinos – reunidos na Nordeste Forte – e da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Segundo o secretário executivo da Nordeste Forte, Ernani Bandeira, durante a reunião foram apresentados possíveis ajustes no projeto de lei, em tramitação no Congresso Nacional, que trata de renegociações do Crédito Industrial.

Na ocasião, o coordenador-geral de Planejamento da Transmissão do Ministério das Minas e Energia, Thiago Prado ainda informou que o órgão está fazendo a manutenção nos sistemas de linhas de transmissão no Nordeste e planejando os próximos leilões de abril e junho.

O Grupo de Trabalho do Ministério da Integração e Nordeste Forte terá uma nova reunião na próxima quarta-feira (21).