IEL-RN ministra curso para técnicos da Emater e Idiarn

2/08/2017   17h05

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RN) encerrou nesta quarta-feira, 02, o curso de Uso de Geoprocessamento e Sistemas de Informações Geográficas com QGIS, ministrado para os técnicos da EMATER (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural) e do IDIARN (Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária).

 
O treinamento, dado pelo consultor Anderson Medeiros, foi realizado entre os dias 27 de julho e 02 de agosto, no Espaço Cultural Candinha Bezerra, da Casa da Indústria.

 
O curso foi promovido pelo Governo do Estado, através da SAPE (Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca), por meio do acordo de empréstimo com o Banco Mundial, através do Projeto Governo Cidadão (antigo RN Sustentável).

 
No primeiro módulo do curso foi feita uma introdução ao Software QGIS Desktop, mostrando desde como iniciar um projeto, passando pelos procedimentos básicos de edição de dados geográficos e criação de mapas para impressão. No segundo módulo, mais avançado, foram oferecidos estudos de georregerenciamento de imagens, integração com outros programas e geocodificação de endereços.

 
Segundo Anderson Medeiros, o curso vai contribuir para a gestão das atividades dos técnicos, tanto no trabalho de campo quanto nas análises dos dados que eles vão coletar e gerir, visando tomar uma decisão. “Os dados guiarão eles no desenvolvimento das atividades desenvolvidas pela Emater e com isso beneficiarão todo o Estado” disse.

 
O supervisor do projeto Governo Cidadão, engenheiro de pesca, lotado na Emater, Marcelo Estima, esse tipo de ferramenta possibilita criar um banco de dados do que se está produzindo hoje em cada região do estado. “Por exemplo, um técnico que trabalha na região do Seridó será capaz de mapear a área de pessoal, o tipo de cultura que está se fazendo e, além disso, disponibilizar o mapa para outros técnicos”.

 
Com isso, explica o engenheiro de pesca, vários técnicos poderão trabalhar no mesmo projeto e tê-lo sempre atualizado. “O banco de dados gerado pelo QGIS é multiusuário, é uma ferramenta que, se bem aplicada, vai mapear toda a produção agrícola do Estado”.

 

 
O QUE É GEOPROCESSAMENTO
Geoprocessamento é o tratamento das informações geográficas, ou de dados georreferenciados, por meio de softwares específicos e cálculos. Ou, ainda, o conjunto de técnicas relacionadas ao tratamento da informação espacial.

 
O QUE É QGIS
É um programa de Sistema de Informação Geográfica com código aberto e licenciado sob a Licença Pública Geral GNU. Pode ser utilizado tanto para dados vetoriais quanto formatos matriciais e apresenta diversas funcionalidades. Durante toda a história as civilizações se ocuparam em estudar e registrar através de mapas ou cartas dados