II Diálogo da Rede Sindical debate impactos da nova legislação trabalhista

21/08/2017   15h19

 

A Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com as federações estaduais, realizou nesta segunda-feira, 21 de agosto, o II Diálogo da Rede Sindical da Indústria, uma iniciativa do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), que reuniu líderes e executivos dos sindicatos empresariais da indústria, assim como gestores e especialistas das federações estaduais e da CNI, para analisar mudanças promovidas pela Reforma Trabalhista.

 

O evento, sediado em Brasília e transmitido para todo o país, teve como tema Modernização trabalhista: impactos sobre o ambiente de negócios. A discussão não poderia vir em melhor momento. No dia 13 de julho, o presidente Michel Temer sancionou a Reforma Trabalhista. As novas regras entram em vigor em novembro, por isso sindicatos industriais precisam estar preparados para orientar as empresas representadas a lidar com as mudanças. Para a CNI, a lei valoriza a negociação coletiva e prestigia o diálogo entre empresas e trabalhadores, que poderão encontrar soluções pactuadas para seu dia a dia, como já prevê a Constituição.

 

Estruturado em quatro momentos, o II Diálogo da Rede Sindical da Indústria contou com apresentação do panorama das mudanças pelo deputado Daniel Vilela, presidente da Comissão Especial da Reforma Trabalhista na Câmara dos Deputados. Em seguida, a gerente-executiva de Relações do Trabalho da CNI, Sylvia Lorena, destacou os impactos que a Reforma deve gerar sobre o ambiente de negócios. No terceiro momento, o presidente do Conselho Temático de Relações do Trabalho da CNI, Alexandre Furlan, realizou um balanço dos avanços e desafios para a modernização trabalhista. Por fim, os três expositores responderam a perguntas dos participantes.

 

Na Casa da Indústria, participaram do evento o diretor da FIERN e presidente do SindRecicla-RN, Roberto Serquiz, o presidente do Sindal-RN, Ednaldo Barreto, o presidente do Sindipan-RN, Ivanaldo Maia, presidente do Sindicato das Indústrias de Mármore, Granito e Pedras Ornamentais do Estado do Rio Grande do Norte, Francisco Nunes, a  representante do SIMETAL, Tercina Mafalda, presidente do SICRAMIRN, Djalma Barbosa Junior, e Gustavo Henrique Motta, presidente do Sindicato das Indústrias de Curtimento de Couros e Peles do RN.