II Fórum Onshore Potiguar discute viabilidade sobre revitalização dos poços de petróleo no RN

6/10/2017   06h30

A possibilidade concreta da revitalização dos poços de petróleo através do incremento da iniciativa privada foi alvo de debate no II Fórum Onshore Potiguar, que aconteceu nos dias 4 e 5, no Hotel Garbos, em Mossoró; e reuniu diversos segmentos envolvidos com o tema. O encontro foi promovido pelo Sebrae- RN, em parceria com a Associação Redepetro, que representa o setor produtivo de petróleo de gás no Rio Grande do Norte, com a participação da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN).

Vice-presidente da FIERN, o empresário Vilmar Pereira, que atua no setor petrolífero da região, participou ativamente dos debates, que aglutinou prefeitos de municípios produtores de petróleo. O governador Robinson Faria visitou o Onshore no primeiro dia e colocou o eEstado à disposição dos encaminhamentos e discussão da cadeia produtiva, além de atuar como importante parceiro na retomada dos investimentos..

“Antes o RN recebia cerca de R$ 200 milhões em receitas oriundas de royalties produzidos em nosso estado, hoje estamos com apenas R$ 10 milhões. A palavra que trago para cá hoje é parceria. Acredito que a nossa união será de importância vital para manutenção e desburocratização da exploração do petróleo e gás no estado”, frisou o governador, que destacou ainda que o Estado sofre com a queda na arrecadação.
A discussão central focou na revitalização dos campos maduros e buscar soluções para o momento de crise no setor. As palestras, os painéis e os debates aconteceram pela manhã e tarde nos dois dias. Entre as autoridades que estiveram presentes o diretor do Ministério de Minas e Energia (MME), João Vicente de Carvalho; o superintendente da Agência Nacional de Petróleo (ANP), José Fernandes de Freitas; o representante da Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás (ABPIP), Marcelo Magalhães; além de cerca de 10 prefeitos das regiões Oeste e Vale do Açu, ambas produtoras de petróleo e gás. A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) também esteve representada na reunião.
A reunião foi mediada pelo presidente da REDEPETRO, Gutemberg Dias, e oportunizou uma apresentação sobre o programa de Revitalização das Atividades de Exploração e Produção de Petróleo e Gás em Áreas Terrestres (REATE), feito pelo Ministério de Minas e Energia, ANP e ABPIP ao público presente. O REATE é um programa do Governo Federal com vista a revitalização da atividade de produção terrestre, o qual teve seu lançamento em janeiro de 2017.

Para o gestor do projeto de Petróleo, Gás e Energias do Sebrae no RN, Robson Matos, o momento é importante para o amplo debate da cadeia produtiva. “Temos o objetivo de criarmos um amplo ambiente de discussões da reativação da atividade de exploração e produção de petróleo em terra aqui na bacia potiguar. Nós estamos fazendo um evento com painéis, junto com instituições federais como ANP, MME, FIRJAN, ABPIP, a própria Petrobras, além de sindicatos patronais e dos empregados, de modo a gerar uma maior discussão sobre a reativação da atividade em nosso estado”, frisou.
A prefeita de Areia Branca, Iraneide Rebouças, enfatizou que foi um momento muito positivo. “ A partir de hoje a gente sai daqui com ideias amadurecidas, dispostos a procurar estratégias para melhorar e gerar a reativação dos poços. Foi um dia de reflexão e pensarmos novas formas de oportunidades na questão do petróleo e gás”, afirmou.
Foram realizados dois painéis com os temas “Desafio da revitalização da atividade de exploração Onshore”, entre os convidados, esteve o gerente geral da Unidade Operacional RN-CE da Petrobras, Tuerte do Amaral; o coordenador de áreas terrestres da ANP, José Fernando de Freitas e demais atores do segmento.
No segundo painel foi abordado “Fatores de alavancagem e Desafios para o Onshore Potiguar” com autoridades representativas da FIRJAN, do Sindicato dos Petroleiros e Petroleiras do RN – SINDIPETRO/RN, com SIPETRO (Sindicato das Empresas do Setor de Petróleo, Gás e Combustíveis do RN), além da FIERN e REDEPRETRO/RN.
“O momento é de mudança para indústria do petróleo em terra no Brasil. Então, esses fóruns são de extrema importância para esclarecimento da indústria a respeito das necessidades para o próprio segmento se preparar e assim poder cobrir a atividade que vai aparecer no futuro. Portanto, foi muito importante trazer a visão da Petrobras, a visão da ANP e a visão dos independentes. Realmente muito válido, palestras muito boas e vejo como iniciativa excelente”, comentou o gerente da empresa multinacional Schlumberger Serviços de Petróleo, que também esteve presente.