string(65) "

IEL-RN apresenta programa de qualificação para fornecedores da Coteminas

O programa de Qualificação de Fornecedores foi apresentado nesta quarta-feira a empresas que fornecem à Coteminas. Trata-se de um programa que capacita para o aprimoramento do relacionamento junto a empresas-âncoras. O objetivo é contribuir para a geração de negócios sustentáveis, estáveis e cooperativos.

Ao apresentar o programa, a agente de mercado do IEL-RN, Franci Araújo, destacou os benefícios desta ação tanto para a empresa-âncora, que tem ganho de eficiência na cadeia de suprimentos e melhoria de qualidade nas compras; quanto para os fornecedores, que obtêm um incremento nas oportunidades de negócios, na gestão e na produtividade.

Ela informou também que o programa já foi desenvolvido em dezessete estados e 688 empresas-âncoras, chegando a mais de 7.600 fornecedoras. No Rio Grande do Norte, um dos setores beneficiados foi o que fornece à Neoenergia.

Na execução junto às empresas que fornecem para a Coteminas, a etapa atual é a de “sensibilização”. A partir das informações e dados levantados será feito um diagnóstico. As fases seguintes são de “desenvolvimento” e “certificação” dos participantes.

Os desenvolvimentos do programa nas empresas envolve, no primeiro nível, capacitação em gestões financeira, de marketing, meio ambiente, qualidade, segurança e saúde no trabalho, responsabilidade social, inovação, produção e melhoria organizacional. No nível 2, há desenvolvimento em sistema de gestão de qualidade, em fornecimento, sistema de gestão ambiente e sistema de gestões fiscal, financeira e trabalhista.

Franci Araújo destacou também, durante a apresentação, que as empresas que participaram do programa tiverem, em média, um aumento de 39% nas vendas no ano de certificação e 59% no ano seguinte. Também registraram 7,8% na evolução dos empregos gerados e 37% na lucratividade no ano da certificação.

O gerente de Educação Empresarial, Guido Salvi dos Santos, reforçou que as empresas terão oportunidade de aperfeiçoar o relacionamento na cadeira produtiva e junto a empresa-âncora, Também participaram da apresentação o agente de mercado Nabor Medeiros e o trainee Daniel Souza.

"

FIERN | SESI | SENAI | IEL

Portuguese Chinese (Simplified) English French German Italian Japanese Korean Russian Spanish

Notícias - IEL