string(65) "

II Mostra SENAI de Arquitetura terá como tema “reuso e criatividade”

A sustentabilidade, aliada à beleza e à funcionalidade, será a principal características da ambientação dos projetos executados na II Mostra SENAI de Arquitetura, que será aberta oficialmente no dia 24 de maio, uma quarta-feira, às 9 horas, no Centro de Educação e Tecnologias em Construção Civil Rosária Carriço, na avenida Ayrton Senna, em Parnamirim. A abertura da mostra integra a programação do Sistema FIERN na Semana da Indústria (Programação completa: (http://www.fiern.org.br/index.php/semana-da-industria).

Com o tema “Arquitetura Inteligente: reuso e criatividade”, a II Mostra SENAI de Arquitetura terá a participação de trinta arquitetos, que projetaram ambientações e vão executar nos espaços que estarão disponíveis para visitação até o dia 5 de junho. O evento será realizado em parceira do CET Rosária Carriço/SENAI com o Conselho Regional de Arquitetura do RN.

Estarão em exposição oito ambientes: uma Sala de Leitura, pelos arquitetos Ilanna Medeiros, Cecina Pinheiro, Renata Araújo e Lucas Pereira; uma Sala de TV, por Carolina Nóbrega Melo, Maria Iasmim Melo, Mariana Barreto Simplício e Vanessa de Mendonça Xavier; uma Recepção, por Jorge Fernando Silva, Sergiane e Maximiliana e Letícia; um Quarto dos Filhos, por Lívia Nobre, Laís Bezerra, Maria Helena Andrade de Melo e Thais Cristiane de Souza; uma Copa Cozinha, por Camila Mayara, Laís Alves, Monique Souza e Maria Beatriz Costa; um Quarto de Casal, por Caique Lopes, Cláudia Melo e Raquel Cunha; um Pátio de Encontro e Lavabo, por Daniela Freitas, Larissa Soares, Maira Nascimento Medeiros; e uma Sala de Estar, por Rui, Mariana e Clodoaldo Dino.

Esses arquitetos vão expor seus trabalhos concebidos para a exposição, que destacará ambientes produzidos com reuso de materiais, utilizando como suporte os conhecimentos práticos dos alunos do Centro Roçaria Carriço para execução dos projetos.

“A segunda mostra SENAI de Arquitetura é fruto de uma parceria do sucesso com o Conselho de Arquitetura, na qual estamos trazendo novos conceitos. A população vai perceber, nesta mostra, que pode ter beleza e sustentabilidade nas suas casas e locais de trabalho, com materiais de baixo custo”, explica a diretora regional do SENAI, Roseanne Azevedo.

A realização do evento, segunda ela, significa, também, um êxito, porque demonstra que o arquiteto pode encontrar em um técnico de eletricidade, em edificação, em hidráulica, e em outras especialidades do Centro Roçaria Carriço um parceiro para executar seus projetos.

“Os arquiteto recém-formados vão buscar nestes técnicos os parceiros para ideias inovadoras. Os profissionais muitas vezes passam um tempo significativo para conceber seus projetos, com pesquisa e desenvolvimento dos conceitos, então precisam de pessoas qualificadas na execução e para evitar dificuldades que podem ser evitadas”, completa a diretora regional do SENAI.

A presidente do CAU-RN, Patrícia Luz, afirma que a iniciativa de realizar a mostra surgiu pela necessidade de propiciar aos arquitetos e urbanistas recém-formados um novo olhar sobre a arquitetura sustentável, tema que, segundo ele, ainda é pouco explorado. “Então, a parceria desde o inicio já buscou tanto viabilizar uma ação neste sentido, como também proporcionar uma interação entre os atores de uma mesma cadeia de prestação de serviços no universo da construção civil, os arquitetos e os alunos da Centro Rosária Carriço, que de lá sairão com um ofício ligado a este universo”, diz.

Ela destaca também que a 2ª edição da Mostra SENAI de Arquitetura reafirma a importância desta troca de conhecimentos, como também para reafirma a atualidade do tema sustentabilidade, agora invocando o reuso e a criatividade. “O arquiteto tem a oportunidade de interagir participando da realização dos serviços. Para os alunos do SENAI, há uma oportunidade de aprender já entendendo como atua o profissional de arquitetura”, acrescenta.

"

FIERN | SESI | SENAI | IEL

Portuguese Chinese (Simplified) English French German Italian Japanese Korean Russian Spanish

Notícias - SENAI