Maioria dos brasileiros avalia SENAI e SESI como ótimos ou bons

29/09/2017   04h24

A maioria dos brasileiros conhece o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço Social da Indústria (SESI), e quanto maior o grau de conhecimento melhor é a avaliação sobre as duas instituições. As conclusões são da pesquisa feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com 2 mil pessoas em todo o país.
O levantamento mostra que 59% da população conhecem bem ou mais ou menos o SENAI. Esse número é de 49% para o SESI. Entre os entrevistados, 77% avaliam o SENAI como ótimo ou bom. O SESI é considerado ótimo ou bom por 68% das pessoas. Essa percepção é ainda melhor entre os que dizem conhecer bem as duas instituições. Entre os entrevistados que conhecem bem o SENAI, 92% consideram a atuação como ótima ou boa. Entre os que conhecem bem o SESI, 89% têm uma avaliação positiva da instituição.

“A pesquisa mostra que a população reconhece o trabalho do SENAI e do SESI e que as duas instituições estão sintonizadas com as exigências do mercado”, afirma o diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi. “Desde que foram criadas, há mais de 70 anos, as duas instituições apoiam o desenvolvimento da indústria no Brasil, promovem a qualificação profissional e a qualidade de vida dos trabalhadores e oferecem soluções tecnológicas e apoio à inovação nas empresas”, diz ele.

Lucchesi lembra que a atuação do SESI e do SENAI também é decisiva neste momento em que o mundo vive uma nova revolução industrial, em que empresas e trabalhadores terão de estar conectados às novas tecnologias. “Somos aliados da indústria na busca de soluções tecnológicas e inovadoras e na formação de trabalhadores aptos a desenvolver as funções complexas exigidas pela indústria 4.0”, destaca.

A pesquisa revela ainda que a avaliação das duas instituições é positiva em todas as faixas de instrução. Entre os brasileiros que têm até a 4ª série do ensino fundamental, 73% consideram o SENAI ótimo ou bom. Entre os que têm nível superior, esse número sobe para 87%. O SESI é ótimo ou bom para 64% dos que têm até a 4ª série do ensino fundamental e para 81% dos que fizeram curso superior.

FORMAÇÃO – Na pesquisa, os brasileiros apontaram as principais qualidades e os problemas do SENAI. Nove em cada dez brasileiros que conhecem o SENAI de ao menos de ouvir falar concordam totalmente ou em parte que a instituição forma bons profissionais e que seus cursos facilitam a obtenção de um emprego. Além disso, 70% concordam totalmente que o SENAI é uma instituição séria. São oito em cada dez (81%) ainda os que afirmam concordar pelo menos em parte que o SENAI atua, além da educação profissional, com serviços voltados para tecnologia e inovação. No entanto, 58% concordam em parte ou totalmente que faltam vagas nos cursos da instituição e 59% que o acesso aos cursos é difícil.

A população também indicou as qualidades e os problemas do SESI: aqueles que concordam totalmente ou em parte que o SESI contribui para a formação e qualidade de vida dos trabalhadores da indústria somam 78%. Cerca de dois terços dos brasileiros (67%) que conhecem o SESI ao menos de ouvir falar concordam totalmente ou em parte que a instituição é bem administrada, mesmo porcentual dos que avaliam que o SESI contribui para a redução dos acidentes de trabalho na indústria. Com relação à afirmativa “faltam vagas nos cursos do SESI”, 56% dos entrevistados concordam em parte ou totalmente.

Rafael Lucchesi, que também é diretor-superintendente do SESI, avalia que as duas instituições buscam continuamente aperfeiçoar os serviços oferecidos à indústria e aos trabalhadores. “Nossa missão é atender às necessidades do mercado em um mundo que está em constante evolução. Buscamos parcerias com institutos que são referência em outros países, incorporamos novas tecnologias e produzimos inovações para elevar a produtividade e a competitividade da indústria brasileira e para que o Brasil não fique à margem da revolução industrial”, completa.

Opiniões dos brasileiros sobre o SENAI e o SESI

A pesquisa foi feita com 2 mil pessoas em 125 municípios de todo o país de 13 a 16 de julho de 2017. Os resultados mostram que a população associa o SENAI e o SESI com educação, formação profissional, oportunidades e emprego. As duas instituições são muito conhecidas nas cidades com mais de 500 mil habitantes e são bem avaliadas pela população. Quanto maior o conhecimento que o entrevistado tem sobre o SENAI e o SESI, melhor sua avaliação.

Veja o que as pessoas que “conhecem bem” o SESI e o SENAI dizem:

97% concordam totalmente ou em parte que o SENAI forma bons profissionais

94% concordam totalmente ou em parte que os cursos do SENAI facilitam a obtenção de um emprego

95% concordam totalmente ou em parte que o SENAI é uma instituição séria

90% concordam totalmente ou em parte que o SENAI atua, além da educação profissional, com serviços voltados para tecnologia e inovação

80% concordam totalmente ou em parte que o SENAI é uma instituição bem administrada

91% concordam totalmente ou em parte que o SESI contribui para formação e qualidade de vida dos trabalhadores da indústria

94% concordam totalmente ou em parte que o SESI é uma entidade séria

88% concordam totalmente ou em parte que o SESI contribui para a formação do trabalhador da indústria por meio da educação de jovens e adultos

81% que é uma instituição bem administrada

79% concordam totalmente ou em parte que o SESI contribui para a redução dos acidentes de trabalho na indústria