MEI inscreve para imersões em ecossistemas de inovação no exterior

1/08/2017   10h16

A Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), coordenada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), está com inscrições abertas para dois programas de imersão em ecossistemas de inovação no segundo semestre de 2017. O primeiro, em setembro, tem os Estados Unidos como destino, especificamente o Vale do Silício, na Califórnia. Em outubro, a segunda imersão vai explorar o sistema de inovação da Suécia.

Nos EUA, as atividades começam com a 4ª Conferência de Inovação Brasil-Estados Unidos, realizada nos dias 20 e 21 de setembro, na Universidade da Califórnia San Diego. O evento servirá para que lideranças das duas maiores economias das Américas debatam temas relevantes para o fluxo de conhecimento e geração de negócios de alto impacto para as duas nações.

Entre os dias 23 e 27 de setembro, a imersão, organizada em parceria com o Conselho de Competitividade dos EUA (CoC), possibilitará que empresários conheçam empresas, universidades e centros de pesquisa e inovação do Vale do Silício, berço de algumas das empresas mais inovadoras do mundo. Entre os locais visitados, estão previstas a X Prize Foundation, Space X, Tesla Motors, as universidades da Califórnia em San Diego e Stanford, além do Laboratório Nacional Lawrence Livermore.

SUÉCIA

Em outubro, a imersão acontece na Suécia, país reconhecido pela sinergia entre indústria, academia e governo no desenvolvimento do ecossistema de inovação. A programação inclui visitas a universidades, institutos de pesquisa e empresas em três cidades suecas – Estocolmo, Linköping e Trollhättan. A imersão é fruto de parceria entre a MEI e o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB).

Apesar de não ter enfoque exclusivo, a aeronáutica será um tema de destaque do programa, com visita técnica à Saab, fabricante dos caças Gripen, adquiridos pela Força Aérea Brasileira, e detalhamento do Innovair, programa de inovação estratégica para aeronáutica desenvolvido pelos suecos.

INTEGRAÇÃO

A diretora de Inovação da CNI, Gianna Sagazio, explica que o objetivo da iniciativa é oferecer instrumentos para que empresas impulsionem a inovação nos negócios. “O programa busca criar oportunidades para que o empresariado brasileiro se atualize em relação aos temas de maior relevância para a competitividade de seus negócios. Também estimulamos a cooperação em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), seja no Brasil ou no exterior”, afirma.

Desde o lançamento, em 2016, foram realizadas quatro edições do programa – duas no Brasil, uma nos Estados Unidos e uma na Alemanha. Mais de 100 executivos visitaram cerca de 30 centros de PD&I que atuam em projetos de fronteira.

5º Programa de Imersão em Ecossistemas de Inovação – CALIFÓRNIA (EUA)
20 a 27 de setembro
Para mais informações e inscrição, acesse o site da MEI.
Investimento: R$ 10 mil (não inclui despesas com transporte aéreo e hospedagem)

6º Programa de Imersão em Ecossistemas de Inovação – SUÉCIA
23 a 27 de outubro
Para mais informações e inscrição, acesse o site da MEI.
Investimento: R$ 10 mil ( não inclui despesas com transporte aéreo e hospedagem)