O RN e o Encontro Brasil – Alemanha

27/11/2017   11h47

Amaro Sales de Araújo, industrial, Presidente da FIERN do COMPEM/CNI.

O Rio Grande do Norte será, em 2019, sede do Encontro Brasil-Alemanha. Natal, a terra de tantos encantos, será também a capital da aliança entre os dois Países, suas instituições e empreendedores.

Recentemente, no Rio Grande do Sul, ocorreu o 35º Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA). Empresários brasileiros e alemães, estimados em cerca de 2.000, participaram do evento onde estreitaram relações comerciais, firmaram parcerias, conheceram tecnologias e efetivaram negócios. O Encontro, que em Natal tende a ser tão exitoso quanto foi em Porto Alegre, reunirá lideranças empresariais da área industrial e autoridades governamentais “que irão protagonizar e vivenciar atividades de expansão de visões e perspectivas para a promoção de relações de negócios. palestras, seminários, visitas técnicas e encontros de negócios”, conforme propósitos elencados pelos organizadores, dentre as quais, a Confederação Nacional da Indústria.

Com o decisivo apoio do Presidente da CNI, Robson Braga, a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte – FIERN – será, no ano de 2019, a entidade local apoiadora do EEBA, contudo, não o fará sozinha. Estarão juntas as instituições representativas dos empreendedores potiguares – FECOMERCIO, FETRONOR, FAERN – como também o SEBRAE e os Poderes Públicos, nos diferentes níveis de Governo. O Encontro, que tem a participação expressiva da Federação das Indústrias Alemãs – BDI, é um relevante momento para ampliação de investimentos e novas formas de cooperação.

O Rio Grande do Norte, em especial, tem tido uma perseverante postura de diálogo e aproximação com a Alemanha, particularmente, com o Estado da Renânia-Palatinado. O projeto de intercambio atualmente existente para jovens profissionais é uma bem sucedida iniciativa de cooperação já em curso. A iniciativa é patrocinada pelo Governo da Renânia-Palatinado e tem dado oportunidade para muitos jovens gestores do Rio Grande do Norte estudarem a cultura empresarial e de trabalho das empresas alemãs. As relações neste sentido vão continuar e outras mais já existem, tendo em vista o ambiente consolidado de cooperação existente entre os nossos dois Estados.

Aliás, “escapando para o mundo” é uma das estratégias indicadas no Projeto MAIS RN, projeto que ofereceu diagnóstico e linhas de atuação para o planejamento do Rio Grande do Norte até 2035. Os negócios internacionais eram difíceis e complexos. O mundo mudou. Hoje os negócios são feitos com frequência e, apesar da burocracia brasileira, em um ambiente que tende a melhorar, considerando que a pauta exportações/importações se tornou imprescindível para o desenvolvimento nacional.

Assim, a construção de alianças comerciais, parcerias institucionais e outros relacionamentos terminam sendo estratégicos para a vida local, sobretudo, para uma terra com extraordinário potencial turístico e de matriz econômica diversificada como o Rio Grande do Norte. Com a Alemanha, enfim, a aliança tem fundamentos de segurança, respeito e prosperidade.

Publicado na Tribuna do Norte (26.11.2017)