Panorama e desafios da gestão de resíduos sólidos estão em discussão durante seminário na FIERN

3/08/2017   14h39

Os desafios, as potencialidades e o panorama da gestão de resíduos sólidos no país, e no Rio Grande do Norte, estão em discussão em um seminário, que foi aberto e teve as primeiras palestras nesta quinta-feira, 03, no auditório da FIERN.

Durante o seminário, que prossegue nesta sexta-feira, 04, foi apresentado também um painel sobre o setor, que movimenta R$ 27 bilhões por ano, o que significa 0,5% do Produto Interno Bruto brasileiro, e gera 353.400 empregos formais.

Na abertura do I Seminário Norte-riograndense de Resíduos Sólidos, o diretor tesoureiro do Sistema FIERN e presidente do Conselho Temático do Meio Ambiente (Coema), Roberto Serquiz, destacou alguns avanços que podem ser observados nesta área no Estado. “Existe hoje uma indústria da reciclagem no Rio Grande do Norte”, disse.

Ele lembrou que a FIERN filiou o Sindicato da Indústria de Reciclagem e Descartáveis do RN (SINDRECICLA). “E temos discutido frequentemente com os empresários o conceito da sustentabilidade”, acrescentou. A abertura o seminário também teve a participação de Júlio Rezende, do Conselho Regional de Administração; Régia Lopes, do IFRN; Geny Formiga, da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas; e Ciliana Colombo, da UFRN, além do diretor 1º secretário da FIERN e presidente Conselho da Micro e Pequena Empresa da Federação das Indústrias, Heyder Dantas.

Na palestra sobre os “Desafios para a limpeza urbana nos Municípios, frente as diretrizes da política nacional de resíduos sólidos”, o professor Tomé Jucá também apontou a necessidade de formação de consórcios municipais, uma vez que a operação de aterros sanitários é inviável em cidades com até 20 mil habitantes.

Ele disse que a política nacional de resíduos sólidos é discutida há 27 anos e foi regulamentada em 2010, mas continua a ser útil para as necessidades do país. “Ainda é atual ou pelo menos necessária”, afirmou o professor.

No primeiro dia do seminário, houve ainda palestra sobre “Os resíduos sólidos no Rio Grande do Norte e a solução para controle dos lixões pelos municípios”. Nesta sexta-feira, haverá uma mesa redonda sobre “Os arranjos institucionais para a limpeza urbana, e sobre “As soluções tecnológicas para o tratamento e destinação final de resíduos sólidos urbanos”.

O evento reúne representantes da sociedade civil, municípios, Governo do Estado, Ministério Público, Catadores de Materiais Recicláveis e o setor empresarial.