Parceria do IEL prevê financiamento de empresas do Inova Talentos com o Cartão BNDES

24/11/2017   15h42

Uma novidade ajudará empresas a desenvolver projetos de inovação. Uma parceria entre o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) possibilitará usar o crédito o Cartão BNDES para custear a participação de empresas no programa Inova Talentos, iniciativa do IEL. O financiamento pode ser acessado por micro, pequenas e médias empresas para a compra de produtos e serviços até o limite de R$ 2 milhões. A parceria entre IEL e BNDES busca incentivar indústrias a darem continuidade a projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) que, na crise, costumam ser comprometidos pela escassez de recursos.

O Inova Talentos tem o objetivo de servir como ponte entre a demanda da indústria por profissionais qualificados e a busca de pesquisadores por oportunidades no mercado de trabalho. Por meio dele, empresas lançam desafios de inovação e o IEL recruta e acompanha profissionais – graduandos, graduados e mestres – para atuarem no projeto por até um ano. Agora, o valor da bolsa paga aos pesquisadores pelas empresas poderá ser financiado em até 48 vezes no Cartão BNDES.

Para o superintendente nacional do IEL, Paulo Mól, a parceria dará fôlego para a indústria. “Passamos por um momento de esgotamento ou contingenciamento de recursos para financiar pesquisas e projetos. Neste sentido, a parceria com o BNDES será um instrumento estratégico para que a indústria continue investindo em inovação”, afirma.

Até o momento, departamentos regionais do IEL de 15 estados já aderiram à comercialização do Inova Talentos via Cartão BNDES: Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. Outros quatro estados estão em processo de adesão: Ceará, Goiás, Piauí e Rondônia.

“A iniciativa conjunta do BNDES com a CNI para fomentar a inovação e a ampliação de acesso ao crédito às empresas de menor porte aproveita o bom momento de baixos juros e retomada da economia, e em que o capital humano passa a ser essencial para o avanço da produtividade e do desenvolvimento sustentável do país”, destaca o chefe de Departamento de Operações com a Internet do BNDES, Ricardo Albano.

INOVA TALENTOS – Criado em 2013 para estimular a inovação nas empresas, o Inova Talentos incentiva a aproximação entre a indústria e os centros de pesquisa das universidades para a transformação das pesquisas em negócios, produtos e serviços.

Em um primeiro momento, o programa seleciona projetos de inovação das empresas e institutos interessados em receber profissionais. Em seguida, candidatos a bolsistas, sejam eles graduandos, graduados, mestres ou doutores, que tenham até seis anos da última titulação, se candidatam para receber bolsas para acompanhar e desenvolver, durante um ano, o projeto de inovação aprovado pelo programa.

O Prêmio Inova Talentos é uma iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), realizado pelo IEL, com o apoio da CNI. O projeto conta com a parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

O Inova Talentos é um programa que busca ampliar o número de profissionais qualificados em atividades de inovação no setor empresarial. Os objetivos do programa são desenvolver projetos de inovação nas empresas e institutos privados de PD&I, como também qualificar profissionais para a execução de projetos de inovação no ambiente empresarial. Desde 2013, 1.704 projetos foram submetidos, 2.538 bolsas solicitadas e 1.365 bolsistas implementados. Em média, de cada cinco bolsistas que participaram do programa, dois são contratados pela empresa.

Por Ariadne Sakkis e Diego Abreu
Da Agência CNI de Notícias