Prefeito de São Paulo do Potengi encaminha entendimentos com o CTGAS-ER

10/07/2017   10h44

O Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis-CTGAS-ER (Consórcio SENAI/Petrobras), também está focado no atendimento aos municípios, com o objetivo de oferecer cursos, destinados à formação de mão de obra especializada, considerando às peculiaridades de cada região.

 

Na tarde de sexta-feira, 7, a diretora Executiva, Cândida Amália Aragão, reuniu-se com o prefeito de São Paulo do Potengi, José Leonardo Cassimiro de Araújo, para encaminhar um programa a ser executado naquele município. Inicialmente, a gestora fez uma apresentação dos objetivos e das ações desenvolvidas pelo CTGAS-ER, desde a sua implantação, em 2002 e em seguida ouviu os anseios do executivo potengiense, que esteve acompanhado pelo assessor, Tico Melo.

 

Na apresentação, Cândida Amália, explicou detalhadamente a missão do CTGAS-ER, centralizada na educação profissionalizante, ultrapassando 100 mil matrículas, usando a metodologia SENAI, e nas pesquisas, foco do Petrobras, até 2009 voltadas para a área do Gás e em seguida, incorporando as energias renováveis, em especial a eólica e a fotovoltaica, sempre oferecendo suporte para a indústria.

 

A infraestrutura, visando suporte tecnológico e os diversos laboratórios de pesquisas e didáticos, também foram relacionados na explanação, bem como as parcerias com entidades públicas e privadas, do Brasil e do exterior, em especial da Alemanha e do Canadá. A Analista de Negócios, Janaína de Fontes, também participou da reunião.

 

O prefeito José Leonardo, Naldinho, demonstrou preocupação com a proliferação do uso de drogas no município e, por isso, tem como meta o uso da inteligência, capacitando os jovens e abrindo perspectivas de empregos, através da educação. Ele mostrou interesse em levar cursos, para a formação de mão de obra emergente, visando a capacitação de eletricistas, técnicos em refrigeração e soldador. Tendo em vista a proximidade com o município de João Câmara, onde existe o maior número parques eólicos do país, foi encaminhada a possibilidade da instalação de um curso para a formação de força de trabalho para o setor, no primeiro semestre de 2018.