Programa Camarense Empreendedor treina mais uma turma

19/10/2017   11h33

“O curso foi de grande importância, pois não tinha nenhuma experiência e hoje sinto-me capacitado para atuar, com segurança, na área de instalações elétrica e fotovoltaica, pelos ensinamentos teóricos  práticos, muito bem executados que recebi”. A declaração é do aluno Marinaldo Rodrigues de Oliveira, da segunda turma do curso de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos, do Programa Camarense Empreendedor, executado pela Prefeitura  Municipal de João Câmara, em parceria com o SENAI/CTGAS-ER-Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis.

O encerramento aconteceu terça-feira, 17, com a presença da diretora Executiva, Cândida Amália Aragão, que parabenizou a turma, pela conclusão do curso, lembrando  a importância  da valorização da oportunidade e o  compromisso com eles mesmo, que agora terão condições de iniciar a vida profissional trabalhando, buscando o crescimento e a especialização.

Marinaldo disse ainda que ele e os colegas vão  aproveitar  as oportunidades que forem oferecidas na região, principalmente nos parques de energia solar. “No momento, sabemos que estão chegando novas empresas na área da energia solar e que, agora, as empresas terão na região mão de obra já formada, graças a esse projeto da Prefeitura de João Câmara e do SENAI/CTGAS-ER. Vamos colocar em pratico tudo que aprendemos e desenvolver os  ensinamentos agregados do curso, na formação do cidadão, com capacidade e  ética”, finalizou o jovem estudante, destacando a atuação do professor Edson Guedes, pelo conhecimento e didática na transmissão do conteúdo.

O Programa Camarense Empreendedor, executado pela Prefeitura  Municipal de João Câmara, em parceria com o SENAI/CTGAS-ER-Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis. tem o objetivo de oferecer mão de obra qualificada e capacitar jovens  em João Câmara, para o emergente  mercado das energias renováveis, em expansão naquela região. Serão ministrados quatro cursos: “Instalador de Sistemas Fotovoltaicos” e “Instalações Elétricas e Fotovoltaicas”, com duas turmas com 25 alunos, em cada um deles, totalizando 100 alunos beneficiados. A conclusão dessa fase do projeto  está  prevista para o dia 19 de dezembro, após 160 horas aula, ministradas no CTGAS-ER, às Terças e sábados. Já foram finalizadas as aulas para duas turmas do projeto, que foi lançado oficialmente no dia 18 de julho, outra  está em andamento e a última inicia as atividades ainda este mês.

O curso “Instalador de Sistemas Fotovoltaicos tem como objetivo desenvolver competências que permitam analisar o projeto e a preparar os trabalhos a serem realizados, com a implantação do sistema, onde o profissional executa a instalação e participa no comissionamento com o seu supervisor. Ao concluir o curso, que tem uma carga horária de 160 horas, o profissional estará qualificado para instalar e manter Sistemas de Energia Solar Fotovoltaicos, de acordo com a legislação vigente e normas aplicáveis à qualidade, à saúde, à segurança e ao meio ambiente.

Já o curso de Instalações Elétricas e Fotovoltaicas tem por objetivo proporcionar conhecimentos básicos sobre atividades relacionadas às instalações elétricas predial, industrial e fotovoltaica, de acordo com normas técnicas e de segurança vigentes. Ao final do curso o aluno estará apto a auxiliar nas instalações, manutenções e operações de componentes e circuitos elétricos predial, industrial e fotovoltaica com o auxilio de ferramentas e equipamentos específicos e de acordo com as normas técnicas e de segurança do trabalho. Bem como a realizar leituras, das principais grandezas elétricas e sua aplicação; e instalação de componentes e circuitos elétricos fundamentais; princípios da geração fotovoltaica.