Programação do SESI no Estado destaca a importância da inclusão social

2/08/2017   08h23

 

As unidades de SESI têm realizado eventos e programas que destacam o tema da inclusão social. No dia 24 de agosto, haverá a 3ª Mostra Artístico-Cultural do SESI, no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado. O tema da Mostra será a “Inclusão Social: Desafio entre o real e o ideal”.

 

Nestas semanas que antecedem o evento, os alunos do EBEP/SESI (Educação Básica e Educação Profissional) participaram de programações que destacam o tema.

 

 

MOSSORÓ

O SESI, em Mossoró, promoveu encontro no Dia da Inclusão Social, 31 de julho, integrantes de instituições e associações que atuam nesta área foram à Escola para dialogar com os estudantes em palestras que abordaram o empenho na superação e obstáculo e no enfrentamento da exclusão.

 

A supervisora pedagógica, Iadja Linhares, afirma que este encontro mostrou a importância da inclusão e o respeito à diversidade. Participaram do evento o Centro de Apoio ao Deficiente Visual (CADV), a Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Mossoró e Região (AMOR), a Associação dos Surdos de Mossoró (ASMO), a Intérprete de Libras – Leuda Menezes, a Universidade Potiguar (UNP), o Curso de Fisioterapia, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

 

“O dia foi conduzido com muita emoção e conscientização, os alunos ficaram encantados e perceberam uma realidade diferente de pessoas fortes e determinadas”, disse Iadja Linhares. “Para mim o melhor foi a palestra sobre o autismo, me emocionei muito pelo fato de ter um irmão autista e, com a palestra de hoje, percebi o quanto ele precisa da minha atenção, disse o aluno Eduarda Marrocos. “Nós imaginávamos como era difícil a vida de cada uma das pessoas que conversaram com a gente, mas, com esse dia, deu para perceber como eles são incríveis e aumentar ainda mais a empatia com os próximos”, comentou Victor Andrade.

 

 

MACAU

A ESCOLA SESI Macau também teve atividades no dia 31 de julho. Na ocasião, houve oficinas de leituras, pinturas e painéis artísticos com o tema “Educação Inclusiva”. Durante as oficinas e painéis, a ênfase das mensagens foi a necessidade de se ter iniciativa que assegurem o cumprimento da garantia constitucional de igualdade de oportunidades.

 

 

NATAL

O retorno às aulas dos 264 alunos do EBEP-Natal foi marcado por uma palestra sobre o tema do projeto “Eu e a Coletividade” – “Inclusão Social”, ministrada pela Delegada do Núcleo Regional da Associação de Pais e Amigos da pessoa com deficiência dos funcionários do Banco do Brasil e Comunidade, Clécia Maria de Brito Cortês e da Assistente Social Alexsandra Romualdo de Souza. A palestra de Inclusão Social – Entre o IDEAL E O REAL, trouxe aos alunos através de dinâmicas vivenciadas por eles, a experiência de se sentirem no lugar de uma pessoa que não é aceita e acolhida pela sociedade em que vive, mostrando que muitas vezes o que se vê não corresponde a inclusão almejada. Uma sessão de cinema, com exibição de “Colegas”, o primeiro filme brasileiro protagonizado por atores com síndrome de Down.