RN terá Núcleo de Inovação para a indústria de cerâmica vermelha

15/09/2017   11h51

Empresários do setor cerâmico do estado, técnicos e representantes de instituições de ensino e pesquisa, do governo, do Sistema FIERN e da Fecomercio, participaram nesta sexta-feira, 15, na Casa da Indústria, de reunião técnica para apresentação da proposta de criação no Rio Grande do Norte do Núcleo de Inovação para Indústria de Cerâmica Vermelha – Inovacer.

O evento teve como convidado o presidente do Sinduscon-CE, André Montenegro de Holanda, que apresentou o modelo de gestão para inovação implantado no Ceará. Foi aberto pelo presidente do Sindicer-RN, Vargas Soliz, e contou com participação do vice-presidente da Federação das Indústrias, Pedro Terceiro de Melo, da vice-presidente do Sinduscon-RN, Larissa Dantas, e da Assessora de Inovação e Tecnologia do SENAI-RN, Suzie Macedo.

O objetivo do Núcleo é fortalecer o setor da indústria cerâmica vermelha e construção civil do Estado, através da inovação, priorizando ações em sistemas de gestão, processos produtivos e melhoria da qualidade dos produtos.

André Montenegro de Holanda disse que o foco do projeto cearense é a inovação, a parte de gestão de sistema, de processos, e de novos materiais. “A grande sacada foi a seguinte: nós criamos um P & D (Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico) coletivo. As empresas se uniram e estudam melhorias para ganhos de produtividade e processos dentro das empresas, o que diluiu os custos e trouxe resultados espetaculares”, disse ele. Um desses resultados é uma cooperativa de compras.

Segundo o presidente do Sinduscon-CE, fazer P & D em apenas uma empresa sai caro, principalmente no Nordeste, que tem recursos financeiros escassos. Ele ressaltou a importância do associativismo para o sucesso do projeto. “Quando você reúne empresas para reduzir custos e trocar idéias juntos, e todo mundo é obrigado a compartilhar suas melhorias senão sai do grupo, as melhorias são socializadas. Isso tem trazido frutos muito interessantes e todo mundo ganha”.

Montenegro conta que o Núcleo de Inovação do Ceará começou pequeno, há 19 anos, com quatro empresas, e que tomou um vulto maior depois que passou para o Sinduscon, que hoje conta com cerca de 600 associados, sendo um dos maiores do Brasil.

O vice-presidente da FIERN, Pedro Terceiro, ressalta que a criação do Núcleo é importante para a cadeia da construção civil e não apenas para o setor cerâmico. “O Setor cerâmico tomou conhecimento desse trabalho desenvolvido no Ceará, estado que é bem adiantado em relação ao nosso, e nós vamos copiar o que está sendo feito porque tem dado resultados muito positivos tanto para o setor cerâmico quanto para o setor da construção civil”, disse o industrial, que lamentou o distanciamento entre as instituições de ensino e o segmento cerâmico. Ele disse que tinha consciência das dificuldades existentes. “Queremos iniciar um trabalho com sonhos grandes, mas com passos pequenos”, explicou.

O presidente do Sindicer RN, Vargas Soliz, explica quer o Núcleo buscará trabalhar junto com as instituições parceiras, e, principalmente, as universidades, que são grandes desenvolvedoras de novos projetos. “Nosso produto, que está no mercado há mais de 5 mil anos também precisa de inovação, como os demais que estão surgindo no dia-a-dia. Vamos atrás de novos produtos, novos métodos construtivos para que possamos evoluir na velocidade e rapidez das obras”, disse. Ele destaca que a qualidade dos produtos cerâmicos potiguares oferecidos ao consumidor já é conhecida, mas é necessário desenvolver novos métodos para reduzir os custos, sem perder a qualidade.

A Assessora de Inovação e Tecnologia do SENAI-RN, Suzie Macedo, fez uma explanação técnica sobre o Núcleo, destacando as principais ações que serão desenvolvidas, entre elas, montar um grupo gestor que será responsável pela governança do projeto; convidar os principais atores que farão parte deste grupo; convidar e formalizar as empresas que serão partícipes do Núcleo; levantar as demandas do grupo gestor; definir onde ficará a gestão do Núcleo.