SENAI abre curso de cervejeiro artesanal no Centro Clóvis Motta

19/02/2018   15h52

 

O SENAI-RN abriu nesta segunda-feira, 19, no Centro de Educação e Tecnologias Clóvis Motta, o curso de qualificação profissional de cervejeiro artesanal, ministrado pelo especialista da Fundação da Indústria Alemã (SES), Horst Ernst Bismark.

 

A qualificação terá duração de três semanas (120 horas), se estenderá até 9 de maço, com participação de 20 alunos, que serão potenciais multiplicadores, ou seja, poderão ser os instrutores de novos cursos e capacitações voltadas ao setor.

 

O curso é uma parceria do SENAI, Senac, Sindicato da Indústria de Bebidas e Águas Minerais (Sicramirn), Associação de CervejeiroS do RN (Acerva) e a SES (fundação da Indústria Alemã para Cooperação Internacional). A SES é a principal organização de voluntariado da Alemanha para especialistas e executivos que estão aposentados e se dedicam a difundir conhecimentos técnicos forma da Alemanha.

 

A aula inaugural contou com participação da Diretora do SENAI-RN, Roseanne Azevedo, do presidente do Sicramirn e Diretor de Inovação da FIERN, Djalma Barbosa Júnior, do Diretor do Centro Clóvis Motta, Genildo Peixoto, e do Cônsul da Alemanha no RN, Axel Geppert, que deram as boas vindas ao professor e aos alunos, destacando a importância do curso para o segmento, que começa a despontar com potencial na economia do estado.

 

 

A Diretora do SENAI chamou atenção para a formação do instrutor, engenheiro, graduado em cervejaria, com passagens pela universidade e pela iniciativa privada na Alemanha. “É uma honra para o SENAI contar com um profissional desse porte ministrando aula aqui no Rio Grande do Norte”, disse.

 

 

Djalma Barbosa Júnior disse que o curso é uma oportunidade única, que contou com total apoio do Sicramirr e do presidente da FIERN, Amaro Sales de Aráujo. “Sintam-se privilegiados em estarem aqui, a bagagem que professor alemão trouxe é fantástica”.

 

 

Axel Geppert destacou o caráter voluntário da vinda do especialista, através da SES, que irá repassar sua experiência aos potiguares e enalteceu a parceria com o SENAI.

 

Durante a abertura do curso, Horst Ernst Bismark falou um pouco sua trajetória, lembrando que vem de uma família de fazendeiros que produziam vinho e cerveja. Contou que estudou em Munique, onde saiu com Cervejeiro Master, sendo contratado ao fim dos estudos por um professor, que fundou uma empresa.

 

Horst Ernst Bismark disse que passou dez anos fazendo pesquisa na universidade, depois trabalhou na iniciativa privada, tendo percorrido vários países do mundo, levando o seu conhecimento sobre a melhora dos processos na cervejaria. Antes de vir para Natal, ele estava ministrando um curso na Argentina. Ressaltou ainda o trabalho que realizou na Alemanha Oriental e países do Leste Europeu, após a queda do Muro de Berlim.