SENAI-RN e sindicatos dialogam sobre serviços para contribuir nas Normas de Desempenho

9/10/2017   14h35

Gestores do SENAI-RN se reuniram nesta segunda-feira (09/10) com representantes dos sindicatos das indústrias de Construção Civil (SINDUSCON de Natal e Mossoró) e de Cerâmicas (SINDICER) para um diálogo sobre a ampliação dos serviços e consultorias que ajudem as empresas no cumprimento da Norma de Desempenho de Edificações, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A NBT 15575 define exigências de conforto e segurança em imóveis residenciais e tem caráter obrigatório. Durante o encontro, o vice-presidente da FIERN, Pedro Terceiro de Melo; o presidente do SINDUSCON–Mossoró, Sérgio Freire, o presidente do SINDICER, Vargas Soliz Pessoa, e um representante do SINDUSCON-RN, Fabiano Tomaz do Nascimento, destacaram que os serviços do SENAI podem contribuir para a conscientização sobre o teor das Normas de Desempenho e, ao mesmo tempo, oferecer orientações e serviços de ensaios de laboratório que atestem o cumprimento destas exigências.

Na reunião, houve uma apresentação sobre as mudanças, com a NBR 15575, nos setores que integram a cadeia produtiva da construção civil. Essas regras ampliaram os padrões de segurança, conforto e resistência. Os requisitos de desempenho são válidos itens como estruturas, pisos, coberturas, vedações e instalações hidrossanitárias.

Os parâmetros de “habitabilidade”, por exemplo, envolvem desempenhos térmicos, acústicos e locais que favoreçam a saúde, a higiene, a qualidade do ar, a acessibilidade, a funcionalidade e o conforto. Além disso, as edificações precisam ter sustentabilidade, no que diz respeito à durabilidade, manutenção e impacto ambiental. As exigências também incluem segurança estrutural contra fogo.

A Diretora regional do SENAI-RN. Roseanne Azevedo, destacou que os sindicatos dos setores produtivos da construção civil vão apresentar suas principais demandas com relação a serviços que contribuam no conhecimento e cumprimento da NBR 15575. Uma das definições da reunião desta segunda-feira foi a realização de um workshop em Mossoró sobre a Norma de Desempenho para divulgação das regras que estão em vigor e levantamento das demandas das empresas de construção civil e fornecedores com relação ao SENAI.