SESI 71 anos: Excelência em educação e segurança e saúde na indústria

4/07/2017   09h47

Criado em 1º de julho de 1946, o Serviço Social da Indústria (SESI) sempre teve como foco a segurança e saúde no trabalho e a promoção da saúde e educação do trabalhador. Passados 71 anos, o enfoque de atuação da entidade continua o mesmo, embora o SESI tenha se transformado para incorporar modernas tecnologias na prestação de serviços e desenvolver práticas de excelência nas áreas educacional e de gestão da segurança e saúde na indústria com base em experiências reconhecidas internacionalmente.

 

Exemplo disso são os Centros SESI de Inovação, que entraram em operação neste ano em oito estados e que vão desenvolver tecnologias nas áreas de segurança e saúde no trabalho e promoção da saúde a serem replicadas nacionalmente por meio de plataforma de soluções e redes temáticas que englobam todos os departamentos regionais da instituição. Na área educacional, a rede de escolas do SESI, que possui um dos melhores desempenhos no Sistema de Avaliação Básica (Saeb), conhecido como Prova Brasil, possui uma gestão escolar moderna e com práticas pedagógicas inovadoras.

 

Os números também confirmam o sucesso das iniciativas. Nas empresas, mais de 3 milhões de trabalhadores foram beneficiados, apenas em 2016, com serviços de segurança e saúde no trabalho e mais de 1 milhão de vacinas foram aplicadas em trabalhadores e dependentes. Na rede educacional do SESI, foram realizadas mais de 1,7 milhão de matrículas em educação básica e continuada e em ações educativa durante todo o ano passado.

 

Por Maria José Rodrigues Infografia: Carol Jardim e Daniel Castro