SINDUSCON-RN doa projeto executivo da Rota Sul ao Governo do Estado

12/12/2017   16h07

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do RN fez a doação nesta terça-feira, 12, ao Governo do Estado, do projeto executivo de modernização e duplicação da BR 313 (Pium – Parnamirim). O projeto foi entregue ao governador Robinson Faria e ao diretor-geral do DER-RN, General Jorge Praxe, pelo presidente do SINDUSCON-RN, Arnaldo Gaspar Júnior, durante audiência na Governadoria. O vice-presidente de obras públicas Marcus Aguiar, o diretor de comunicação, Carlos Luiz, do SINDUSCON-RN, e os secretários de estado da Infraestrutura (SIN), Jader Torres e da Comunicação, Juliska Azevedo participaram do ato.

A Rota Sul custará R$ 55 milhões. Com 17 quilômetros de extensão dotará Natal de mais uma entrada, ligando a BR 101 (altura de Parnamirim) às praias de Ponta Negra e do litoral Sul do estado, com Pirangi e Búzios. Uma via secundária de 4km fará a ligação entre a Avenida Olavo Montenegro e o bairro de Nova Parnamirim à rota sul. Os turistas oriundos de Alagoas, Recife e João Pessoa, por exemplo, não precisam entrar em Natal para chegar ao litoral Sul. E com o novo acesso sul do Aeroporto Aluízio Alves, a Rota Sul também poderá servir aos seus passageiros que se deslocam para as praias.

O presidente do Sinduscon destacou a importância de entregar o projeto executivo, baseado em planilhas Sicro (preços de insumos e composições de serviços) e Sinapi (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil), aceitas pelos órgãos de controle, porque se evita aditivos e se ganha tempo. “Já estão descritos no projeto o detalhamento dos valores, planilhas de custos, inclusive de desapropriações. Entregamos pronto para ser licitado”, disse Arnaldo Gaspar Júnior.

No ano passado, o Sinduscon entregou o projeto básico ao governador e o diretor do DER sugeriu que fosse feito o projeto executivo. Segundo Arnaldo Gaspar Júnior o projeto sinaliza uma nova fronteira para o desenvolvimento urbano da Grande Natal, numa área onde se tem grande quantidade de pessoas morando e um igual potencial de crescimento urbanístico.

Robinson Faria destacou que a Rota Sul é um importante projeto para a mobilidade urbana da região metropolitana de Natal. “A obra fará parte do anel viário da capital, beneficiando e facilitando o acesso de moradores e turistas que visitam a região”, afirmou. O governador disse que tinha dois caminhos para viabilizar a obra: um através do Banco Mundial (RN Sustentável) e o outro pelo empréstimo de R$ 700 milhões que o governo está viabilizando junto a Caixa Econômica Federal.

O diretor do DER afirmou que com o projeto executivo a probalidade de êxito do empreendimento é muito grande porque diminui muito as incertezas. “O projeto executivo é muito bom para quem vai fazer uma licitação, um contrato, porque é uma amostragem do terreno, quanto mais completa for essa amostragem menor é o grau de incerteza”. Segundo o General Jorge Praxe foi dado um passo importante para a mobilidade da região metropolitana.

A Rota Sul também será um alongamento do anel viário metropolitano de Natal, que será iniciado na avenida Moema Tinoco, integrante das obras do Pró-Transporte, já com recursos garantidos pelo governo do RN. A partir da avenida, é possível acessar o viaduto construído no acesso norte ao aeroporto de São Gonçalo do Amarante, com ligação futura à BR- 304 por meio do acesso sul do aeroporto, com menos de 1km restante para ser concluído.

Com um moderno conceito de via humanizada, a Rota Sul terá uma ciclovia por toda a sua extensão, duas pistas de mão única iluminadas e com calçadas. Uma via secundária de 4 km fará a ligação entre a avenida Olavo Montenegro e o bairro de Nova Parnamirim à Rota Sul. O projeto executivo (pronto para ser viabilizado) foi desenvolvido pela Proxeng, sob a responsabilidade técnica do engenheiro Fernando César.