Sistema FIERN participa do 35º Encontro Econômico Brasil-Alemanha, em Porto Alegre

13/11/2017   14h19

O presidente do Sistema FIERN e do COMPEM/CNI, Amaro Sales de Araújo, o vice-presidente Pedro Terceiro de Melo, o superintendente de Estratégias e Articulação, Hélder Maranhão, a Gerente de Relações Públicas, Dodora Guedes, e o Gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN-FIERN), Luiz Henrique, o diretor Heyder Dantas, e o cônsul honorário da Alemanha em Natal, Axel Geppert,  participaram nesta segunda-feira, 13, no Teatro do SESI-RS, em Porto Alegre, da abertura do 35º Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA 2017). Também estiveram presentes à solenidade os presidentes das Federações do Comércio (Fecomercio), Marcelo Queiroz, da Agricultura (Faern), José Vieira, dos Transportes (Fetronor), Eudo Laranjeiras, e o Diretor do Sebrae/RN, Eduardo Viana.

Promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a entidade equivalente na Alemanha, a BDI, com organização da FIERGS, por meio de seu Centro Internacional de Negócios (CIN-RS), o EEBA este ano está focado em temas que afetam a competitividade do setor produtivo como: Indústria 4.0, parceria e cooperação em internet das coisas e startup, eficiência energética, infraestrutura e cidades inteligentes.

Foi aberto pelos presidentes da CNI, Robson Braga de Andrade, e da BDI, Andreas Renschler, que saudaram e deram as boas vindas aos participantes. O presidente da CNI foi homenageado pelo presidente da FIERGS com o “Troféu Gaúcho Empreendedor”.

Em seguida, falaram o presidente da FIERGS, Gilberto Petry, o secretário geral das Relações Exteriores, do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Marcos Galvão, o vice-ministro, do Ministério de Assuntos Econômicos e Energia da Alemanha, Mathias Maching, e o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, e o governador do RS, José Ivo Sartori.

Após os discursos oficiais, foi aberta no Pavilhão do Centro de Eventos da FIERGS, a Mostra de Produtos da indústria com mais de cem empresas expositoras, com rodadas de negócios, e os fóruns temáticos.

Encerrando a programação da manhã, foi realizado um painel econômico e comercial, com moderação do presidente do conselho empresarial da América Latina (CEAL), Ingo Plöger, contou com presenças do diretor de políticas e estratégias da CNI, José Augusto Fernandes, da diretora de negócios da APEX-Brasil, Márcia Nejaim, do integrante do conselho da BDI, Stefan Mair, e do vice-ministro, do Ministério de Assuntos Econômicos e Energia da Alemanha, Mathias Maching.

A parte da tarde será dedicada às rodadas de negócios entre empresários alemães e brasileiros. Cerca de duas mil pessoas se inscrevam este ano para o EEBA, tornando o evento o maior já realizado.

O evento prossegue nesta terça-feira, 14, com novos encontros de negócios e fóruns sobre parcerias em pequenas e médias empresas e parcerias em saúde e educação.

Confira a programação completa em www.eeba2017.com.