Sistema FIERN prestigia abertura da FENACAM 2017

16/11/2017   00h11

Após três anos sendo realizada no Ceará, a Feira Nacional do Camarão retorna ao Rio Grande do Norte. A abertura oficial da 14ª edição da Fenacam aconteceu na noite desta quarta-feira (15), no Centro de Convenções e contou com a presença do presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales, e do superintendente, Helder Maranhão.

A solenidade reuniu representantes do setor de aquicultura, entre eles o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC), Itamar Rocha; o secretário estadual de agricultura e pesca do RN, Guilherme Saldanha, o diretor do Departamento de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura, João Crescêncio Marinho; além do senador Garibaldi Alves Filho e do deputado federal Rogério Marinho.

“Nosso desafio é repetir o sucesso das últimas três edições”, destacou Itamar Rocha no discurso de abertura. Ele destacou a importância do setor pesqueiro para economia brasileira e as dificuldades enfrentadas pelo setor. “Temos que cobrar um definitivo posicionamento para o setor. Ficamos atrás do Vietnam na produção pesqueira”, disse.

A Fenacam 2017 sedia também o XIV Simpósio Internacional de Carcinicultura, o 11º Simpósio Internacional de Aquicultura, o XIV Festival Gastronômico de Frutos do Mar e a XIV Feira Internacional de Serviços e Produtos Para Aquicultura.

A 14º Feira Internacional de Serviços e Produtos Para Aquicultura contará com 90 empresas expositoras nesta edição e tem expectativa de movimentar R$ 100 milhões. Além disso, o Festival Gastronômico de Frutos do Mar, com pratos à base de camarões e tilápias, funcionará das 12h às 15h, da quinta ao sábado. Para este ano a novidade ficará por conta dos Food Trucks que funcionarão das 16h às 23h, no Pavilhão das Dunas.