Sondagem da FIERN mostra que atividade industrial potiguar volta a cair em novembro

20/12/2017   09h34

A Sondagem das indústrias Extrativas e de Transformação do Rio Grande do Norte, elaborada pela FIERN, revela que, no mês de novembro, a produção industrial potiguar voltou a cair, após ficar estável em outubro. Acompanhando a queda na produção, o número de empregados também caiu. O nível médio de utilização da capacidade instalada (UCI), por sua vez, cresceu de 66% para 69%, mas ainda é considerado pelos empresários consultados como abaixo do padrão usual para o mês, comportamento que se repete ininterruptamente desde setembro de 2011. Além disso, os estoques de produtos finais caíram e ficaram abaixo do nível planejado pelo conjunto da indústria. Quando comparados os dois portes de empresa pesquisados, verifica-se, em alguns aspectos comportamento diferenciado.

As pequenas indústrias reportaram estabilidade na produção, após crescer no mês anterior, queda nos estoques de produtos finais; e seguem pessimistas com relação à demanda, ao número de empregados e às compras de matérias-primas. As médias e grandes empresas, por sua vez, apontaram queda na produção e aumento nos estoques entre outubro e novembro; e preveem aumento na demanda, no número de empregados e nas compras de insumos nos próximos seis meses.

Em dezembro, as perspectivas seguem positivas quanto à evolução futura da demanda e das compras de matérias-primas. Os empresários também acreditam que as vendas externas ficarão estáveis, e preveem queda no número de empregados nos próximos seis meses. A intenção de investimento, por sua vez, voltou a cair, mas ainda é superior ao nível observado em dezembro de 2016.

Comparando-se os indicadores avaliados pela nossa Sondagem Industrial com os resultados divulgados em 19/12 pela CNI para o conjunto do Brasil, observa-se que, de um modo geral, as avaliações convergiram, com a diferença de que os empresários nacionais apontaram pequeno aumento na produção, estoques de produtos finais ajustados ao nível planejado pelas empresas e preveem crescimento nas vendas externas nos próximos seis meses. Registre-se também que o indicador de intenção de investimento segue em alta pelo sexto mês seguido.

Para maiores informações sobre a Sondagem nacional, favor acessar o link.