Sondagem da FIERN revela que indústria da construção suaviza queda em julho

23/08/2017   16h56


A Sondagem Indústria da Construção, elaborada pela FIERN, aponta que no mês de julho a atividade do setor no Rio Grande do Norte permanece em queda, embora tenha apresentado retração menos intensa do que no levantamento de junho; e segue operando abaixo do usual para o período, tendência que se repete ininterruptamente desde fevereiro de 2013. Acompanhando a queda no nível de atividade, o número de empregados também recuou, mantendo o movimento de baixa que vem sendo observado desde outubro de 2013. O nível médio de Utilização da Capacidade de Operação (UCO), por sua vez, subiu de 42% para 44%. O percentual, contudo, encontra-se 8 pontos percentuais abaixo da média histórica para meses de julho.

 

 

Em agosto, as expectativas dos empresários para os próximos seis meses mostram menor pessimismo em todos os aspectos avaliados a saber, nível de atividade, compra de insumos e matérias-primas, novos empreendimentos e serviços, número de empregados. Já a intenção de investimento voltou a cair, mas ainda é superior ao nível observado em agosto de 2016.

 

Comparando-se os indicadores avaliados pela Sondagem Indústria da Construção potiguar com os resultados nacionais divulgados em 23/08 pela CNI, observa-se que, de um modo geral, as avaliações convergiram; com a diferença de que o indicador da intenção de investimento dos empresários nacionais cresceu na passagem de julho para agosto (de 26,7 para 29,1 pontos), enquanto no RN o índice apontou queda pelo terceiro mês seguido.

 

CONFIRA A ÍNTEGRA DA SONDAGEM